• Matéria: Artes
  • Autor: paodequeijo05
  • Perguntado 4 anos atrás

TEXTO

Entre 1914 e 1945, o mundo passou por duas guerras mundiais que envolveram muitas nações, transformando definitivamente o mundo moderno. Até a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), A Europa viveu um período de progresso e desenvolvimento tecnológico e científico. Foi nessa época que surgiram invenções como o automóvel, o telefone e o cinema. Entretanto, com esses avanços, novos tipos de armas também foram produzidos durante a guerra, causando muitas mortes e destruição.

Em 1916, em Zurique, na Suíça, teve início o Dadaísmo. Esse movimento artístico era formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos (sendo dois deles desertores do serviço militar alemão) que questionavam o suposto progresso social que culminou na Primeira Guerra Mundial.

Poliedro - Arte – Ensino Médio – 2ªSérie – Livro 01B. Ed. Poliedro, SP, 2020. p.22

Os artistas do dadaísmo intencionaram realizar uma forma de protesto através da arte, por meio de um movimento radical contestatório dos valores daquele momento. Para isso utilizaram a literatura por meio de revistas, manifestos e outras formas de publicação; performances musicais e trabalhos de artes visuais. No que diz respeito às suas ideias acerca do seu tempo, os dadaístas conceberam a arte como

A) ato militante que promovia engajamento em torno de ideais libertários para a humanidade. A base de suas ideias era o projeto republicano e democrático clássico demonstrado através da arte orientada do movimento.

B) dispositivo de luta contra perspectivas reducionistas e niilistas do mundo contemporâneo. Defendiam a difusão da arte como cultura instrutiva e globalizante, promovendo a inclusão dos povos por meio do acesso cultural.

C) metáfora da condição humana extremamente dependente de valores tradicionais dogmáticos, necessitando retornar aos valores intelectuais da razão iluminista e ao progresso tecnológico-científico.

D) discurso que optava pelo caráter irracional e primitivo como ato de oposição à razão e à lógica iluminista-positivista, fator que, do ponto de vista deles, guiaram a humanidade às guerras contemporâneas.

E) ação concreta da vontade emancipatória existencial, arraigada aos valores positivistas e tecnológicos que deveriam anunciar a retomada destes aspectos como solução ao período de guerras e obscurantismo.

Respostas

respondido por: SrEinstein1
0

Resposta:

D

Explicação:

Confia no Paé

Perguntas similares