Respostas
Para entender esta questão, você precisa estar ciente sobre a relação da temperatura (energia) com as moléculas, assim, vamos explicar, e no final formular uma resposta para a questão.
Vamos supor que as moléculas contidas nos recipientes são moléculas de água certo?
Com isso, sabemos que a água quando está em baixas temperaturas, tende a se solidificar (tornar-se um sólido) ou seja, vira gelo. E desta forma, suas moléculas estão compactadas, ou seja, organizadas.
Quando a água está em temperatura ambiente, geralmente está sob a forma líquida. E desta forma, suas moléculas estão desorganizadas, por isso que o líquido não tem forma.
E quando a água está em altas temperaturas, tende a evaporar. E desta forma, suas moléculas se desprendem e se distanciam uma das outras.
Com isso, podemos concluir que a temperatura está relacionada com a disponibilização das moléculas nas substâncias, afinal, quanto menos temperatura, mais unidas as moléculas ficam, e quanto mais temperatura, mais desorganizadas (energizadas) elas ficam.
- Ou seja, a temperatura está relacionada com o grau de agitação das moléculas.
Tendo explicado, vamos formular a resposta da questão:
- No primeiro recipiente, a temperatura está baixa, pois as moléculas estão unidas e estáveis, logo, existe pouca energia.
Já no segundo recipiente, as moléculas estão desorganizadas, isso significa que a temperatura aumentou, e foi responsável por agitar as moléculas e mudar suas disponibilizações.
No terceiro e quarto recipiente as moléculas estão bem mais agitadas e distantes umas das outras, isso significa que a temperatura está tão alta que fez elas chegarem no ponto de ebulição.
Com isso, é possível concluir que o grau de agitação das moléculas está relacionado ao aumento ou diminuição da temperatura, de forma a estarem sólidas, depois líquidas e por fim no estado de vapor.