5. A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. A eritroblastose manifesta-se durante a gravidez de mulheres Rh- gerando filhos Rh+. Ela pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento. *
C. Certo
E. Errado
Respostas
A afirmativa está certa (C).
A eritroblastose fetal é gerada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho, quando a mãe tem sangue negativo e o filho, positivo. Nesse caso, as células sanguíneas do bebê possuem o fator RH e as da mãe, não. Quando essa mulher tem seu primeiro filho, ao nascer, acontece contato do sangue da mãe com o sangue do bebê, e o corpo da mãe produz anticorpos para o fator RH. Na gravidez do segundo filho, o organismo da mãe rejeita o bebê pela presença desse fator, devido à memória imunológica.
Nesse caso, o bebê pode ter diversas reações e pode chegar à morte. Existem alguns tratamentos e prevenções, são eles:
Tratamento:
Trocar o sangue do recém-nascido, via transfusão, assim que nascer, de positivo para negativo. Como acabou de nascer, as células que produzem o sangue do bebê mudam seu caráter.
Prevenção:
A mãe deve tomar uma vacina assim que o primeiro filho nasce, para não produzir os anticorpos citados acima.
Assim que é descoberta uma gravidez de mãe RH -, o sangue do bebê deve ser testado para saber qual o fator RH. Se for positivo, existem remédios para não haver desenvolvimento de eritroblastose fetal.
Saiba mais sobre eritroblastose fetal em:
https://brainly.com.br/tarefa/5622406
Espero ter ajudado!