Respostas
Resposta:
A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito:
Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.
Inércia
A matéria permanece em seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. Vamos visualizar essa propriedade através do esporte: em um jogo de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.
Massa
A massa é uma propriedade que diz respeito à quantidade de matéria que o corpo possui. É uma grandeza que pode ser medida e normalmente usamos o quilograma (Kg) como unidade pois é a unidade padrão segundo o Sistema Internacional (SI) – sistema que “rotula” qual unidade deve ser usada em cada grandeza para que haja um padrão mundial. Outra unidade derivada do quilograma é o grama (g) muito utilizado para medir pequenas quantidades.
A massa tem grande relação com a propriedade que discutimos anteriormente: inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia, ou seja, maior será sua capacidade de se manter em movimento ou em repouso.
Volume
O volume é uma grandeza que indica o espaço ocupado por uma quantidade de matéria. No sistema internacional (SI), a unidade de volume é o metro cúbico (m3). Também é comum a utilização do litro (L) ou do mililitro (mL) na medida de volume.
Extensão
É a capacidade de ocupar lugar no espaço, toda matéria ocupa um lugar no espaço.
Impenetrabilidade
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Podemos ver isso quando colocamos nossa mão em um copo cheio de água. O volume de água que transborda do copo é o mesmo volume que nossa mão ocupa dentro do copo.
Descontinuidade
Uma matéria ser descontínua significa que há espaços nela que não são visíveis aos nossos olhos. Você pode olhar para uma folha de papel e ver seu início em uma ponta e o fim na outra, porém, na própria folha existem vários inícios e vários fins que equivalem ao início e ao fim da extensão moléculas que constituem o papel.
Divisibilidade
Qualquer matéria pode ser dividida em pedaços menores. Quando quebramos algum objeto estamos partindo-o em pedaços menores que o inicial.
Compressibilidade
É a capacidade que toda matéria tem de diminuir seu volume quando uma força é exercida sobre ela.
Elasticidade
Por mais que a gente estique um elástico até o seu limite (antes que ele se rompa) ao pararmos de fazer força ele volta a forma de quando o pegamos inicialmente, isso é uma propriedade da matéria chamada elasticidade. Em outras palavras, é a capacidade da matéria voltar ao seu volume e forma inicial depois que a força exercida sobre ela acaba.
Indestrutibilidade
Nenhuma matéria é destruída. Ela se transforma em alguma outra matéria.