• Matéria: Filosofia
  • Autor: naoseiouseraquesim
  • Perguntado 4 anos atrás

qual a diferença entre valores reliosos e valores humanos ou morais e étnicos? explique​

Respostas

respondido por: babybit623
0

Resposta:

Os valores religiosos são os princípios que adota uma pessoa de acordo com o estabelecido pela religião que professa. Estes valores não dependem de uma interpretação que faz o sujeito da ética, pois são impostos por um livro ou uma autoridade.

Muitas vezes, os valores religiosos coincidem com os valores morais ou os valores éticos que pertencem ao terreno laico. A solidariedade e o respeito, por exemplo, são valores humanos que podem ser considerados como valores religiosos quando um indivíduo os adopta a partir de um livro sagrado ou do conselho de um líder da sua crença, mas também são valores universais que se instauram a partir da educação ou da experiência.

Outros valores religiosos, em contrapartida, perdem importância noutras áreas. A obediência, que na religião pode ser endereçado a um dogma, um texto ou as indicações de uma autoridade (como um sacerdote, um rabino ou um imã), no dia-a-dia de muitas pessoas pode ficar em segundo plano. Aliás, não obedecer e revelar-se face a certas circunstâncias é considerado como algo positivo.

Quando um indivíduo viola os valores religiosos de uma comunidade, pode-se considerar que cometeu uma blasfémia (enunciado ou palavra que insulta a divindade, a religião ou o que é considerado sagrado). Em todas as religiões existe um código moral que regula as boas atitudes e condutas dos seus seguidores, como por exemplo, os Dez Mandamentos, na religião Cristã. É através destes códigos que se ensinam as gerações religiosas.

As pessoas estabelecem fortes ligações entre elas através do culto que prestam ao seu(s) Deus(es), pois comungam os mesmo princípios e ideias, “reconhecendo-se a si própria na outra pessoa que está do seu lado”.

As instituições conferem a estabilidade necessária para as religiões se manterem com relativa firmeza. As igrejas, mesquitas ou templos, são os locais mais comuns onde se estabelecem hierarquias e se delimitam aspectos que orientam cada comunidade. A partilha de experiências, encontros, celebrações e participação em acontecimentos religiosos nestas instituições contribuem para a coesão social e identidade do grupo.

Explicação:

Perguntas similares