Respostas
Povos incas, astecas e maias.
Os incas atuavam principalmente na área do atual peru, mas em seu auge – entre os séculos XIV e XV – chegaram a ocupar a área dos atuais territórios da Bolívia, do Equador, do Chile e de parte da Argentina e da Colômbia. Os povos a eles submetidos eram obrigados a pagar tributos e aceitar sua dominação. Os espanhóis chegaram para disputar e ocupar o lugar dos incas. Aquela era uma região rica em prata, já explorada, e, portanto, chamava a atenção dos ibéricos.
Os astecas tratavam-se de um grupo igualmente dominador, que havia submetido outros grupos às suas vontades, obrigações e tributos. Como também conheciam a metalurgia e dominavam as técnicas de extração de prata do subsolo, tornavam-se alvo dos interesses europeus mercantilistas.
Os maias eram uma sociedade de decadência política e econômica na ocasião da chegada de Colombo. À época, muito pouco dessa civilização se mantinha intacto. Apesar da sobrevivência de algumas de suas cidades, não havia mais solidez em suas estruturas organizacionais, mas certamente os europeus ajudaram a desmontar o que ainda resistia.
O que havia em comum entre incas, astecas e maias era o aspecto teocrático de suas organizações sociais. Política e religião não tinham linhas divisórias. Outros aspectos comuns eram o domínio da metalurgia e o uso de prata, que já era extraída por eles de forma cinemática.
✏️ Estude mais em Brainly :
https://brainly.com.br/tarefa/6297914
https://brainly.com.br/tarefa/43483955