• Matéria: Artes
  • Autor: rosa2020and
  • Perguntado 4 anos atrás

1º )
- O que é teatro?

- De onde se originou o teatro e o que ele significa?

- Quando e através de que o teatro surgiu no Brasil?

- Qual o objetivo do Teatro de matriz indígena, africana e afro - brasileira?

- Qual foi o marco do teatro afro - brasileiro e o que ele busca promover?

- O OLODUM é um grupo teatral de referência nacional do teatro negro moderno, Onde ele surgiu e quais são alguns de seus objetivos?​

Respostas

respondido por: karol49659
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(1) Teatro, do grego θέατρον, é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. 

(2) A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. ... Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu.

substantivo masculino

1.

TEATRO

lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.

2.

POR METONÍMIA•TEATRO

o ofício ou a arte teatral.

"atua no t. desde pequena"

(3) O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.

(4) O Teatro de matrizes indígenas pode ser definido como evento que aborda o processo de formação do cenário histórico e cultural nacional, por intermédio da análise e compreensão das diferentes etnias e povos que constituem a população atual.

(5) Idealizado pelo economista Abdias do Nascimento, o TEN buscava promover o protagonismo negro em contraposição a representações caricaturais e estereotipadas que figuravam, até então, nos palcos brasileiros.

(6) Alguns anos antes, aflorara em Abdias uma inquietação perante a ausência dos negros e dos temas sensíveis à história da população negra nas representações teatrais brasileiras. Em geral, quando lhes era concedido algum espaço cênico, este vinha para reforçar estereótipos, a partir do direcionamento dos atores/atrizes negros/as a papéis secundários e pejorativos. Havia, segundo ele, uma rejeição do negro como “personagem e intérprete, e de sua vida própria, com peripécias específicas no campo sociocultural e religioso, como temática da nossa literatura dramática.” 

(Espero ter te ajudado ♡)

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