50 PONTOS para quem responder corretamente
a). Cite os três estados do progresso da evolução da humanidade segundo a teoria de Comte.
b) – O que é o estado teológico ou fictício?
c) – Explique a que corresponde o estado teológico ou fictício segundo uma organização sócio-política?
d) – Qual o segundo estado da evolução da humanidade segundo a teoria de Comte?
e) – Diferencie o estado teológico do estado metafísico.
f) – Segundo Comte, qual o terceiro estado da evolução da humanidade? E o que ele significa?
Respostas
a) Para Comte, os três estados de evolução da humanidade eram:
1. Teológico ou fictício
2. Metafísico
3. Positivo ou científico
b) O estado teológico é o primeiro estágio do homem, o qual ainda está preso numa concepção de mundo religiosa. Ou seja, busca explicar os fenômenos naturais e sociais com base no divino, sem utilizar a razão para entender de forma concreta os acontecimentos.
c) Segundo Comte, o estado teológico tem como forma política a monarquia junto ao militarismo. O modo de pensamento por meio de deuses, a explicação do real por meio do sobrenatural, desenvolve uma mentalidade limitada, sendo necessário uma vida moral baseada em uma autoridade suprema, e dessa forma passaria por três fases: o fetichismo, politeísmo e monoteísmo.
d) O segundo estado é o metafísico, que é a passagem do estado teológico para o estado mais avançado, o positivo. Nesse estado, apesar das congruências, há uma dissolução do pensamento de subordinação do estado teológico.
e) No estado metafísico o homem ainda busca respostas absolutas para explicar os fenômenos como no teológico. Porém, no segundo estado, o homem desenvolve a argumentação, dando menos espaço à noção de vontade divina. Desenvolve-se, então, uma capacidade de formular ideias fora do sobrenatural.
f) O terceiro estado é o estado positivo, no qual há o desenvolvimento de uma ciência positiva, que analisa e observa os fatos concretos. Não se procura mais, como nos outros estados, uma resposta absoluta para tudo, e foca no estudo das leis dos fenômenos. É nesse estado que a investigação do real e o método científico passam a ter força.