• Matéria: História
  • Autor: gabriel152003
  • Perguntado 4 anos atrás

Introdução: A presença europeia na China:
 Os contatos regulares da China como os europeus se intensificaram no início do século XVI, quando os portugueses obtiveram o monopólio do comércio do porto chinês de Cantão. Anos depois, os portugueses instalaram uma feitoria em Macau, que servia de entreposto para as trocas comerciais entre chineses e europeus. Os produtos chineses mais cobiçados na Europa eram a seda, os tecidos de algodão e o chá, fornecidos por uma companhia chinesa que tinha o monopólio do comércio com o exterior.
 Durante séculos, os contatos comerciais com os europeus pouco ou nada afetaram tradicional sociedade chinesa. Os rituais da corte, visando engrandecer a figura do Imperador, sobreviveram à chegada dos europeus. A administração imperial continuou sob a responsabilidade dos mandarins, funcionários públicos altamente qualificados e preparados intelectualmente para o cargo. A mentalidade capitalista de acumulação ainda não havia se estabelecido na China.  A dominação britânica na China:
A expansão imperialista, iniciada no século XIX, alterou completamente a relação dos chineses com os europeus. A Grã-Bretanha, por meio da Companhia das Índias Orientais e com objetivo de aumentar seus lucros na região, passou a estimular o consumo do ópio (Entorpecente obtido da mistura de substâncias extraídas da papoula. Possui efeito analgésico, narcótico hipnótico, que causa dependência química, deterioração física e mental e pode levar à morte) pelos chineses, que tinha sido proibido no país. O governo chinês reagiu distribuindo os caixas de ópio contrabandeados pelos britânicos. 
  Começava, assim, o primeiro conflito armado entre a Grã-Bretanha e a China. As guerras do ópio, ocorridas entre 1839 e 1842 e, e mais tarde, entre 1856 e 1860, chegaram fim com a vitória britânica. A China foi obrigada a assinar uma série de acordos comerciais que garantiram o acesso dos ocidentais aos postos chineses e a livre circulação de mercadores europeus e missionários cristãos no território, entre outros privilégios conseguia aos cidadãos britânicos.
Além disso, o governo chinês teve de entregar Hong Kong para a Grã-Bretanha.
 A resistência chinesa:
 As potências industriais tiveram dificuldade em dominar a China. Camponeses, artesãos e setores nacionalistas exigiram do governo medidas para recuperar a soberania chinesa. A insatisfação com o imperialismo ocidental transformou-se em luta armada em diversas ocasiões.  Um desses conflitos ocorreu entre 1898 e 1901 e ficou conhecido como a Guerra dos Boxers. Os boxers eram pessoas empobrecidas do campo e da cidade que viviam na região do Vale do Rio Amarelo, no nordeste da China. Inconformados com as intervenções imperialistas e a crescente presença de estrangeiros em seu território, os boxers fundaram a sociedade dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros, sociedade secreta que visava combater a presença de europeus e a difusão da cultura ocidental na China.
As primeiras ações dos boxers foram atos de sabotagem, como a destruição de linhas telefônicas e de ferrovias e a perseguição aos missionários cristãos, representantes simbólicos da cultura ocidental.
 Os levantes foram se expandindo até que, em julho de 1900, os boxers   cercaram o bairro das embaixadas ocidentais em Pequim e, durante 55 dias, isolaram a região, ameaçando civis estrangeiros, soldados e cristãos. 
A reação foi rápida e violenta:  20 mil soldados de uma frente de nações (Grã-Bretanha, Japão, Rússia, França, Alemanha e Estados Unidos) saquearam Pequim e mataram milhares de boxers e membros do exército imperial chinês que apoiavam o levante.
Os acordos formalizados no protocolo de Pequim, em 1901, e puseram à China o pagamento de pesadas indenizações, autorizaram a permanência de tropas estrangeiras no país e ordenaram execução de 10 autoridades chinesas que haviam apoiado a rebelião.

Atividade
1)Relacione os termos abaixo conforme suas definições:
A)    Mandarins
B)     Boxers
C)    Ópio
 
(    ) Eram pessoas empobrecidas do campo e da cidade que viviam na região do Vale do Rio Amarelo,  no nordeste da China.
(   ) Entorpecente obtido da mistura de substâncias extraídas da papoula. Possui efeito analgésico, narcótico hipnótico, que causa dependência química, deterioração física e mental e pode levar à morte.
(  ) Funcionários públicos altamente qualificados e preparados  intelectualmente para o  cargo.
 
2)  Os boxers eram pessoas empobrecidas do campo e da cidade que viviam na região do Vale do Rio Amarelo, no nordeste da China. Inconformados com as intervenções imperialistas e a crescente presença de estrangeiros em seu território. Cite algumas ações que esses boxers tomaram para combater a presença dos europeus na China:
Resposta ________
 
3)  Cite os produtos chineses que eram os mais cobiçados na Europa:
Resposta:_____
 
 ​

Respostas

respondido por: jaquersantana
2

Resposta:

1) Relacione os termos abaixo conforme suas definições:

A) Mandarins

B) Boxers

C) Ópio

( B ) Eram pessoas empobrecidas do campo e da cidade que viviam na região do Vale do Rio Amarelo,  no nordeste da China.

( C ) Entorpecente obtido da mistura de substâncias extraídas da papoula. Possui efeito analgésico, narcótico hipnótico, que causa dependência química, deterioração física e mental e pode levar à morte.

( D ) Funcionários públicos altamente qualificados e preparados  intelectualmente para o cargo.

2) Conforme o texto, os boxers, para combater a presença dos europeus na China, fundaram a sociedade secreta chamada de "Punhos Harmoniosos e Justiceiros". Dentre as ações dessa sociedade, destacam-se atos de sabotagem, tais como depredação de linhas telefônicas e ferroviárias e a perseguição aos cristãos.

3) Os produtos chineses mais cobiçados na Europa a seda, os tecidos de algodão e o chá.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares