Debata com seu colega sobre as posições políticas defendidas por esses regimes totalitários. Será que eles ainda existem nos dias de hoje? Posicione-se de forma crítica sobre o Nazifascismo, registrando suas conclusões na forma de um texto.
Respostas
Resposta:
Com o capitalismo, pela primeira vez a humanidade se deparou com um sistema global interconectado – um dos resultados da colonização de diversos povos ao redor do mundo. O desenvolvimento histórico, político e social desse cenário trouxe diversas consequências que acabaram se tornando, também, problemas mundiais. Assim, o nazifascismo é um deles.
As ideologias nazifascistas pregavam uma luta entre raças e a soberania de um povo sobre o outro. Desse modo, essa era uma reação autoritária às crises que se enfrentavam na Europa após a Primeira Guerra Mundial.
Após o final da Primeira Guerra Mundial em 1918, os países europeus enfrentaram uma séria crise. Em contrapartida, os Estados Unidos cresceram economicamente, propagando a ideia do american way of life. Todavia, o contexto mundial não estava favorável a esse desenvolvimento, ocorrendo em 1929 a quebra da bolsa de valores.
Com a Grande Depressão e o cenário crítico que já se alongava, cresceu na Europa alguns grupos totalitários. Esses partidos políticos extremistas eram contra o liberalismo e, ao mesmo tempo, se opunham à solução comunista ou socialista que também ascendia.
Consequentemente, o nazifascismo surgiu em um contexto histórico de crise, como uma solução aos problemas enfrentados pela população.
E sim,ainda tem países que são regimes totalitários.