• Matéria: História
  • Autor: jajanunes6470
  • Perguntado 4 anos atrás

(Fgv 2021) A capitania de São Vicente foi a primeira a ter um engenho de açúcar, mas, apesar
do pioneirismo, se viu separada da economia agroexportadora fixada na Colônia a partir da segunda metade do século XVI, o que ocorreu por causa da concorrência das capitanias do Nordeste, sobretudo Pernambuco e Bahia, mais bem localizadas geograficamente e com condições naturais mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar.

(Patrícia Albano Maia. "Expansão territorial do Brasil colonial: o bandeirismo".
In: História do estado de São Paulo: a formação da unidade paulista, vol. 1, 2010.)

Essa particularidade da capitania de São Vicente implicou:

A) a separação política da região do Planalto de Piratininga em relação às capitanias do norte da colônia.
B) a instalação pela Metrópole portuguesa de um aparato militar nesses territórios escassamente povoados.
C) a penetração dos colonizadores no int


fernandapunganoyl58z: letra c

Respostas

respondido por: JulioHenriqueLC
7

A alternativa correta sobre o contexto da capitania de São Vicente é a letra C) a penetração dos colonizadores no interior do território com vistas ao apresamento da mão de obra nativa.

A capitania de São Vicente fez parte das chamadas capitanias hereditárias, do ano de 1534, teve grande destaque dentre as capitanias do sul por conta de sua prosperidade no século XVI. Foi estabelecida por Dom João III como uma tentativa de incentivar o povoamento e a defesa do Brasil enquanto colônia

As capitanias de Pernambuco e Bahia foram as que tiveram maior destaque na produção de cana-de-açúcar, isso teve relação com as condições climática e de solo favoráveis.

Dentro da capitania de São Vicente iniciou-se a expansão por meio das bandeiras, onde havia a penetração no território brasileiro em busca de nativos para servirem de mão-de-obra, bem como busca por metais precisos.

Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!

Perguntas similares