As migrações internas no Brasil merecem uma atenção especial dos governos, uma vez que não se tratam apenas de um problema regionalizado, mas geral. A migração consiste na mobilidade espacial do indivíduo, ou seja, ele vai de um lugar "x" e se fixa em "y", temporariamente ou permanentemente.
Contudo, a mobilidade não vem só, geralmente são grupos que se movem para um mesmo fim, em busca de novas oportunidades. Entretanto, as grandes capitais brasileiras não tiveram e não desenvolveram políticas públicas que absorvessem esse contingente. Logo, os centros urbanos se tornaram grandes espaços hipertrofiados e repletos de problemas nas áreas da saúde, da segurança, do transporte e de moradia. Esse processo, porém, apresenta outros aspectos que são positivos em nossa sociedade, tais como a interação cultural. Nesse processo migratório absorvemos novos hábitos, costumes, paladares, dialetos, moda e comportamentos.
Para resolver esse desafio, faça uma pesquisa em outras fontes e aponte, pelo menos, três coisas que são hoje nacionalizadas, ou seja, devido ao processo de migração, fazem parte do gosto nacional e comente cada uma delas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
DESAFIO
Explicação:
Na alimentação: a fruta do açaí, que se tornou viral no Brasil. Esse fruto oriundo da região Norte, ganhou o paladar nacional na última década.
Na arte: estilos musicais como o axé, o forró, o pagode, o samba eram, a princípio, característicos de uma dada região. Contudo, hoje é possível, num mesmo ambiente, desfrutar num mesmo espaço todos esses estilos sem estranhamentos.
Na moda: a moda nordestina tem ganhado o mercado nacional, introduzindo nele as famosas roupas de croché, rasteirinhas e tecidos florais.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás