• Matéria: História
  • Autor: caoanlorenzo
  • Perguntado 4 anos atrás

Urgente - Só responda se for ajuda ( SEM COLOCAR RESPOSTAS SER SER DO ASSUNTO )

Qualquer que seja, entretanto, o chefe municipal, o elemento primário desse tipo de liderança é o “coronel”, que comanda discricionariamente um lote considerável de votos de cabresto. A força eleitoral empresta-lhe prestígio político, natural coroamento de sua privilegiada situação econômica e social de dono de terras. Dentro da esfera própria de influência, o “coronel” como que resume em sua pessoa, sem substituí-las, importantes instituições sociais. Exerce, por exemplo, uma ampla jurisdição sobre seus dependentes, compondo rixas e desavenças e proferindo, às vezes, verdadeiros arbitramentos, que os interessados respeitam. Também se enfeixam em suas mãos, com ou sem caráter oficial, extensas funções policiais, de que frequentemente se desincumbe com a sua pura ascendência social, mas que eventualmente pode tornar efetivas com o auxílio de empregados, agregados ou capangas. LEAL, Victor Nunes . Coronelismo, enxada e voto. O município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

1. Característica marcante da República Velha foi a ação dos Coronéis e do 'voto do Cabresto". Sobre essa situação, assinale as alternativas corretas:

a) Os coronéis eram tão poderosos na região em que possuíam terras que, muitas vezes, se confundiam com o próprio governo.
b) O coronelismo garantia às pessoas mais pobres o direito de participação na vida política.
c) Devido ao seu poder, os coronéis tinham grande autoridade sobre a população que morava nas suas terras e entorno.
d) Devido ao comportamento autoritário dos coronéis, a população frequentemente se revoltava e deixava o trabalho nas fazendas.

2. Durante a República das Oligarquias a política foi dominada por uma elite que promoveu a existência de uma política muito própria da época. Sobre esse assunto assinale as alternativas corretas:

a) Apoiando-se nos chefes políticos locais os governadores ajudavam a eleger os deputados e senadores favoráveis ao presidente da República. Era a política do Café-com-leite.
b) São Paulo e Minas Gerais eram os estados mais ricos e mais populosos do Brasil durante a República Velha. Dessa forma, suas oligarquias tiveram grande poder através da “política dos governadores”.
c) Os coronéis mais poderosos de cada região faziam alianças entre si e elegiam o presidente do estado. Esse, por sua vez, retribuía o “favor” enviando verbas para os municípios.
d) Com a primeira Constituição da República, em 1891, o voto passou a ser secreto, impedindo a atuação dos coronéis e dos currais eleitorais.
e) Durante toda a República Velha (1889-1930) a presidência foi ocupada por pessoas indicadas por São Paulo ou Minas Gerais. Era a política do Café-com-leite.

“O campo de batalha é terrível. Há um cheiro azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. No cemitério de Langermark os restos de uma matança foram empilhados e os mortos ficaram acima do nível do chão. As bombas alemãs, caindo sobreo cemitério, provocaram uma horrível ressurreição. Num determinado momento, eu vi 22 cavalos mortos, ainda com os arreios. Gado e porcos jaziam em cima, meio apodrecidos. Avenidas rasgadas no solo, inúmeras crateras nas estradas e nos campos". (Rudolf Binding, soldado alemão; trecho extraído do seu livro de memórias, Um fatalista na guerra)

3. Sobre a Grande Guerra (1914-1918), pode-se afirmar:

a) Foi provocada num contexto de grande monotonia a nível mundial.
b) Aconteceu como resultado de diversas outras guerras que vinham acontecendo ao longo do século XIX.
c) Resultante da industrialização, o desenvolvimento tecnológico e científico gerou grandes tensões e competição.
d) Apesar do desenvolvimento tecnológico, a possibilidade de uma guerra trazia muito medo e apreensão.

Respostas

respondido por: gabyribeirocdj
3

Resposta:

A afirmativa correta é a letra B) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.

O papel do historiador é muito importante para a sociedade, pois seu papel inclui as atividades de análise crítica dos acontecimentos do passado e de realizar o resgaste e a preservação da memória dos povos.

Suas atividades são instigantes e envolvem assuntos ligados a acontecimentos que ocorreram há bastante tempo. Ou seja, são profissionais que narram e contam a história da sociedade. Tal profissão permite que possamos ter uma compreensão melhor da nossa e de outras civilizações.

Esse estudo feito pelos historiadores é realizado através de fontes históricas.

Saiba mais sobre os historiadores em

Explicação:

deixa como melhor resposta e da um coração ❤️


gabrielholoko0: nao
Perguntas similares