Após dois anos e meio, quando 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos vazaram do reservatório da Samarco, ainda encontramos uma quantidade alta de metais oriundos dessa mineradora no Rio Doce. Alguns como o cobre, manganês, zinco, cromo, cobalto, níquel e chumbo podem ser potencialmente perigosos, pois podem ser absorvidos pelas plantas e animais a médio e longo prazo, sendo nocivos para esses organismos. (Adaptado do Jornal da USP, 19/07/18) Sobre os metais citados e seus conhecimentos sobre a Tabela Periódica, podemos inferir que: a) Fazem parte dos elementos ditos representativos. b) Encontram-se no 4º período da tabela periódica. c) Situa-se no 5º período o de maior número atômico. d) É dito de transição o de menor número atômico.
Respostas
Resposta:
a) Fazem parte dos elementos ditos representativos.
Apenas o chumbo
b) Encontram-se no 4º período da tabela periódica.
Cobre, manganês, zinco, cromo, cobalto, níquel
c) Situa-se no 5º período o de maior número atômico.
Falsa. O de maior Z é o chumbo, que pertence ao 6º Período
d) É dito de transição o de menor número atômico.
Verdadeira. O cromo, assim como o Cobre, manganês, zinco, cobalto, níquel são metais de transição.
Em relação aos elementos encontrados pela mineradora, é correto o que se afirma na alternativa d).
Como cresce o raio atômico na tabela periódica?
Ele cresce de cima para baixo e da esquerda para a direita. Sendo assim, ao se consultar uma tabela periódica, é possível identificar o cromo como o elemento de menor número atômico dentre os elencados.
O cromo apresenta número atômico 24 e pertence ao grupo 6 da tabela periódica, sendo que os elementos ali pertencentes são classificados como elementos de transição.
Aprenda mais sobre a tabela periódica em: https://brainly.com.br/tarefa/40715732
#SPJ2