A definição de dado pode ter vários contextos. Para o nosso propósito, dado é um conjunto de caracteres quaisquer, codificados ou não, que analisados isoladamente, não transmitem nenhuma informação ou conhecimento. A respeito de dados, é incorreto afirmar que:
A - Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação.
B - Em uma organização podemos dizer que dados são o registro dos fatos que ocorrem na mesma.
C - Mesmo sendo a obtenção de dados realizada a partir de vários contextos, a fonte destes deve ser definida como limitada.
D - Os dados podem ser facilmente ordenados e transferidos para sistemas.
E - Quaisquer observações e sinais emitidos pelo ambiente, que possam ser ou não quantificados são definidos como dados.
C - Mesmo sendo a obtenção de dados realizada a partir de vários contextos, a fonte destes deve ser definida como limitada.
check_circle
Resposta correta
Respostas
C - Mesmo sendo a obtenção de dados realizada a partir de vários contextos, a fonte destes deve ser definida como limitada.
Resposta:
Resposta: Mesmo sendo a obtenção de dados realizada a partir de vários contextos, a fonte destes deve ser definida como limitada.
Explicação:
Página 28, capítulo 2, Livro Sistemas de Informações Gerenciais, FAEL 2015
"Segundo Oliveira (2013), Oliveira (2011) e Oliveira (2007), dado é
qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação.
A obtenção de dados é realizada a partir de vários contextos, pois
a fonte destes pode ser definida como quase que ilimitada. Quaisquer
observações e sinais emitidos pelo ambiente, que possam ser ou não quantificados são definidos como dados. Estes podem ser facilmente ordenados e transferidos para sistemas e devem possui algumas características e requisitos:
- Portabilidade, que é a capacidade de utilização em vários sistemas,
sem perder seu valor ou conteúdo inicial;
- Segurança, pois o dado deve ser guardado e não ser suscetível a
sua violação;
- Consistência, que define a característica de um mesmo dado não
poder ter mais de um valor no mesmo intervalo de tempo;
- Durabilidade, que é referente ao tempo de vida útil, a partir do qual
o dado poderá ter uma aplicação.
A simples existência dos dados não possibilita o seu uso. Os dados devem ser analisados, quantificados e tratados. É necessário que existam padrões na sua utilização, ou ainda, analisar o que realmente será aproveitado, por isso a importância do dado com valor.