Respostas
Resposta:
Explicação:
A norma culta é a praticada em um meio social considerado culto. É a que mais se aproxima da norma padrão, ou seja, da gramática.
Ela é, portanto, a variação-base dos indivíduos de grandes centros urbanos, ao passo que contribui para a uniformização da comunicação efetiva em uma determinada língua.
Antes de mais nada é preciso frisar que o ser humano é um ser social. Isso significa dizer que uma de nossas principais características como espécie é o estabelecimento de relações sociais.
Dessa forma, é correto afirmar que ao longo da nossa evolução, desenvolvemos técnicas para nos comunicarmos com outros seres humanos.
A comunicação verbal é, dessa forma, um instrumento de promoção das relações sociais. É, inclusive, uma das características que nos difere dos animais. O objetivo da língua é, portanto, a comunicação.
Entretanto, a linguagem desenvolvida pelos humanos não é única, ou seja, existem no mundo uma enorme variedade de línguas. E, além disso, existem variações de registro também dentro de uma mesma língua.
Assim, pensando na língua como uma instância que está em constante movimento, a norma culta é, pois, o padrão a ser seguido, ou seja, a principal variação linguística.
Nesse ínterim, por ser a variação estudada na escola, a norma padrão é a que estabelece uma sintonia maior entre os interlocutores.