Sabemos que Mendel, apesar de ter sido considerado o pai da genética, nada falou sobre genes, alelos e mutações. Sabendo disso, explique como os achados de Mendel contribuiram para o nascimento da genética, no início do século xx. Atente para os detalhes dessa história e não esqueça de explicar a teoria cromossomica da herança.
Respostas
Explicação:
Os estudos de Mendel consistiram em analisar sucessivos cruzamentos e gerações de ervilhas. Tais experimentos foram feitos com a espécie pisum sativum devido a sua praticidade, com um ciclo de vida curto, gerações com um grande número de descendentes e características marcantes. Tudo isso permitiu que Mendel parcebe-se padrões de características que passavam dos pais para os filhos, podendo ser uma caracterista dominante ou recessiva, até mesmo criou uma relação de proporcionalidade entre os carateres transmitidos e a quantidade de filhos gerados. Todavia, Mendel não alcançou o desenvolvimento tecnológico necessário para provar seus estudos por meio da ciência que conhecemos hoje, não pôde estudar a célula e seus componentes, como o DNA, os genes, os alelos. Todos os estudos de Mendel foram descobertos anos depois e foram importantes por despertar interesse dos cientistas para algo que antes não era analisado, a partir daí começou a base da genética como um todo.
A teoria cromossomica da herança
1- os cromossomos contêm o material genético que é transmitido de pais para filhos ( explicando o q Mendel já via em seus experimentos)
2- Cromossomos são encontrados em pares homólogos, um membro de cada par é herdado pela mãe e outro pelo pai ( isso explica pq um descendente tinha uma característica do pai e outra da mãe, por exemplo)