1. O que os experimentos artísticos de Hélio Oiticica renovaram no panorama
das artes?
2. Como era caracterizada a obra de Hélio Oiticica?
3. Qual era a proposta do trabalho de Hélio Oiticica juntamente com Lygia
Clarke?
4. Qual acontecimento na vida do artista o inspirou a criar os parangolés?
5. Qual obra de Oiticica inspirou o movimento artístico tropicalista?
Respostas
Resposta:
1. O que os experimentos artísticos de Hélio Oiticica renovaram no panorama das artes?
Seus experimentos renovaram meios e suportes tradicionais (como o desenho, a pintura, a escultura, o objeto, o filme e o vídeo) criando novas formas e mídias. Caracterizada pelo rigor conceitual, com origens arraigadas na linguagem do construtivismo europeu, do concretismo e da abstração geométrica, a produção de Oiticica é extremamente vital, sensual, sensorial, comprometida com a experiência, com a participação e com o corpo (tanto do artista quanto dos espectadores-participantes).
2. Como era caracterizada a obra de Hélio Oiticica?
A participação do público é elemento fundamental nas obras de Oiticica. São ambientes em que o espectador precisa entrar para vivenciar os estímulos sensoriais que cada obra proporciona, tendo estruturas manuseáveis de madeira, vidro, plástico, metal, tecido, etc., construídas ou apropriadas, que oferecem pigmentos diversos e materiais naturais para a manipulação. A obra só se efetiva com a interação do espectador.
3. Qual era a proposta do trabalho de Hélio Oiticica juntamente com Lygia
Clarke?
As pinturas concretas de Ligia Clark e Hélio Oiticica, ganharam a tridimensionalidade em 1959. Clark trocou, gradualmente, a pintura pelos objetos, por meio da exploração das potencialidades expressivas dos planos, e Hélio, da cor. A cor saltou do espaço restrito da tela para ganhar a tridimensionalidade nos Relevos Espaciais , de Oiticica, construções objetuais formadas por duas ou mais placas de madeira cortadas em formas geométricas, coladas, pintadas de uma única cor e penduradas no teto para que pudessem ser observadas por inteiro. Nessas obras, a cor parece determinar a forma.
4. Qual acontecimento na vida do artista o inspirou a criar os parangolés?
A idéia da criação dos Parangolés aparece para Oiticica no momento de seu envolvimento com o samba. O interesse por esta dança, por sua vez, nasceu, segundo o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão". O samba leva o participante a uma imersão no ritmo, na verdade, a uma identificação completa e vital do ato com o ritmo, fazendo com que o seu intelecto permaneça obscurecido diante das imagens móveis, constantemente improvisadas, rápidas e inapreensíveis durante a dança. Esta experiência da "lucidez expressiva da imanência", obtida na dança, leva Oiticica a criar o Parangolé.
5. Qual obra de Oiticica inspirou o movimento artístico tropicalista?
O penetrável (é um espaço labiríntico onde o espectador entra e passa por experiências sensoriais de tato, olfato, audição e paladar, além da visão), o mais famoso de Oiticica foi Tropicália, obra que inspirou e ajudou a consolidar a estética do movimento tropicalista, nos anos de 1960 a 1970.
Explicação: espero ter ajudado :)