Respostas
Resposta:
Aposto e vocativo são termos de uma oração que possuem funções diferentes.
Aposto é o termo que é usado para completar alguma informação, normalmente, é colocado entre vírgulas, dois-pontos ou travessão, temos alguns tipos de aposto, que são: Explicativo, Especificador, Enumerador, Distributivo e Resumidor.
Aposto explicativo: é usado para explicar algo.
Aposto especificador: é usado para deixar uma informação mais específica.
Aposto distributivo: é usado para distribuição de objetos ou ideias
Aposto enumerador: é usado para "enumerar" o que foi dito anteriormente.
Aposto resumidor: é usado para resumir o que foi dito anteriormente.
Exemplos: A minha professora Carla, de matemática, ensina muito bem ( esse é o aposto explicativo ) ; Eu já viajei para: Estados Unidos, México, Chile e Canadá ( esse é o aposto enumerador ) ; Os Lençóis Maranhenses fica em Barreirinhas, no estado de Maranhão ( esse é o aposto especificador ) ; Professores, pais e mães, devem comparecer na reunião ( esse é o aposto resumidor ) ; Eu preciso comprar esses materiais escolares: lápis, borracha, apontador, caderno e caneta ; Pegue dois chocolates, um para mim e o outro para você ( esse é o aposto distributivo ) ; Eu comprei dois pasteis, um para mim e outro para você.
Vocativo é um termo que é geralmente usado para chamar alguém.
Exemplos: Maria, venha almoçar! ; Daniel, o que você achou do filme? ; Pessoal, vamos fazer umas compras no mercado? ; Leticia e Maria, vocês podem vir aqui? ; Bom dia, pessoal! ; Que horas são, pessoal?
O aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo é um termo independente.
Bons estudos❤