Tem-se duas soluções aquosas diluídas, ambas com a concentração de 0,1 molal, das seguintes substâncias: sacarose (C12H22O11 - solução 1) e iodeto de cálcio (CaI - solução 2). Pode-se esperar que o abaixamento do congelamento (∆T) do solvente nas duas soluções será:
a) ∆T2 = 2∆T1
b) ∆T1 = 3∆T2
c) ∆T2 = 3∆T1
d) ∆T1 = 2∆T2
e) ∆T1 = ∆T2
Respostas
Resposta:
letra c
Explicação:
A alteração do ponto de congelamento é diretamente proporcional ao número de partículas dissolvidas . A sacarose não se dissocia em água e portanto teremos 0,1 mol de moléculas de sacarose /litro de solução . Já o iodeto de potássio se dissocia em 2 íons I- e um íon Ca2+ .Portanto teremos 0,3 mols de íons/litro de solução . Portanto o abaixamento do ponto de congelamento da solução de iodeto de potássio será três vezes maior que a da solução de sacarose ou seja se quiséssemos ter um mesmo ponto de abaixamento de ponto de congelamento nas duas soluções teríamos que ter uma solução de sacarose três vezes mais concentrada.
ponto de abaixamento de ponto de congelamento solução CaI2 0,1 molal = ponto de abaixamento de ponto de congelamento solução C12H22O11 0,3 molal, ou seja ∆T2 = 3∆T1