Respostas
Resposta:
Ao retratar pescadores, trabalhadores, sambistas e especialmente mulatas, Di Cavalcanti faz uma reflexão sobre a cultura brasileira o ponto central de sua obra.
Nessa composição, as garotas ocupam quase toda a tela, em planos diferentes:
• Em primeiro plano encontram-se duas delas. À esquerda, está a moça de vestido azul e chapéu de cor idêntica, de frente para o observador, enquanto sua companheira, à direita, encontra-se de perfil, embora seu olhar pareça voltado para fora do quadro. Ela parece carregar uma sombrinha fechada.
No meio da tela, outras duas moças encontram-se na mesma posição das primeiras, com uma alteração: a da direita está de frente para o observador e a da esquerda de perfil. Uma delas carrega uma sombrinha aberta.
• Ao fundo, no canto superior direito da tela, com a cabeça apoiada no braço que se firma sobre a janela, está a quinta moça. Ela olha para fora da tela, com seu olhar distante e devaneador.
Todas as garotas têm o mesmo tom de pele, excetuando a de vestido azul, que tem a pele mais clara e os traços mais finos. Todas as cinco moças usam chapéu.
A presença de uma parede descascada mostra que o local, onde se encontram as personagens, é muito simples, mas mesmo assim, provido de encanto. No quadro há fortes contrastes cromáticos.