• Matéria: Química
  • Autor: ceciliaamorim7879
  • Perguntado 4 anos atrás

O termo densidade é utilizado na geografia quando se quer falar sobre algum assunto relativo à população. Quando pensamos em moléculas, em um recipiente de volume constante, também podemos relacionar a densidade com o número de interações ou forças intermoleculares, sendo irrelevante a intensidade delas. Sendo assim, imagine um recipiente contendo CO2, onde você possa controlar a temperatura desse recipiente e resolva fazer uma leitura dos valores de densidade no intervalo entre - 56,6 ºC (temperatura de fusão) e - 78,5 ºC (temperatura de ebulição). Qual das alternativas a seguir, explicaria melhor o comportamento das moléculas no intervalo mencionado de ensaio experimental?

A) Da mais baixa para a mais elevada temperatura, a energia cinética das moléculas do gás diminui, favorecendo a elevação da densidade.
B) Da mais baixa para a mais elevada temperatura, a energia cinética das moléculas do gás aumenta, favorecendo a elevação da densidade.
C) Da mais baixa para a mais elevada temperatura, a energia cinética das moléculas do gás aumenta, desfavorecendo a elevação da densidade.
D) A densidade é um parâmetro físico-químico que não é influenciado pela temperatura.
E) A densidade aumenta com a temperatura porque são grandezas diretamente proporcionais.

Respostas

respondido por: davilimascalzer
3

Resposta: Letra C

Explicação:

Ao aquecer um gás, as moléculas presentes passam a se movimentar com maior velocidade, ocasionando um aumento da Energia Cinética média.

A densidade de um gás, é inversamente proporcional à sua temperatura.

Então, ao aumentar a temperatura do gás, a energia cinética das moléculas aumenta, o que desfavorece a elevação da densidade.

Perguntas similares