• Matéria: Lógica
  • Autor: cristianemaria7721
  • Perguntado 4 anos atrás

O romance O Cortiço, escrito por
Aluísio de Azevedo, integra a estética naturalista da literatura brasileira . A respeito dele , indique, nas alternativas abaixo
, a que não foge a uma identificação com os fatos e as
situações narrados na obra.


a) O romance revela a oposição e o contraste entre os dois espaço da narrativa , o cortiço e o sobrado , e a disputa gananciosa que se estabelece entre João Romão e Miranda .

b) No cortiço há uma infinidade de tipos , espécie de sínteses sociais com que o autor procurou estabelecer a ponte entre os seres da ficção e a realidade .por isso , o romance trata dominante mente história dos personagens , em sua individualidade , em detrimento da coletividade.

c) Todos os acontecimentos notáveis do cortiço contam com o grupo de lavadeiras, que desempenha papel simultâneo de espectador e agente dos acontecimentos.

d) João Romão se desdobrar para enriquecer e o dinheiro é a mola propulsora que o conduz , que o força unicamente para acumular , ainda que para isso seja necessário roubar , escravizar , mentir , sofrer as maiores agruras .

e) A relação de Bertoleza e João Romão começa com um engano e termina em tragédia . João Romão a restituiu ao dono e à escravidão . Entre o retorno à morte , Bertoleza não tem dúvida : de um golpe só , certeiro e fundo , rasga o ventre de lado a lado .​

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Estou tentando achar a resposta

Perguntas similares