Respostas
Resposta:
A vacina é feita por uma demanda de conhecimento, o seu processo inclui a pesquisa inicial e ensaios clínicos { em seres humanos} e não clínicos {em animais}...
O seu desenvolvimento depende de métodos biológicos e farmacêuticos, por isso os seus produtos são biofarmacêuticos. A fase biológica envolve a preparação dos antígenos. Por exemplo os microorganismos { vírus, bactérias} são identificadas e depois inativadas {mortas}; depende da vacina. A fase farmacêutica consiste na obtenção final do produto pronto para a administração na população; e ela possui 4 estampas:
.produção do concentrado vacinal
. desenvolvimento da formulação
.produção e controle de qualidade do produto
.avaliação do processo produtivo.
No final só embalar e administrar.
Explicação:
Historicamente a vacina surgiu no século XVIII quando um médico britânico Edward Jenner descobriu que ao injetar secreção de pessoas doentes em outra saudável ela desenvolvia a doença de forma mais leve e ficava imune à doença em si.
O processo de produção de vacinas é complexo e demanda um enorme conhecimento técnico e um controle de qualidade rigoroso. O processo inclui a pesquisa inicial, ensaios não clínicos (em animais), ensaios clínicos (seres humanos) e a avaliação final dos resultados pelas agências regulatórias. O desenvolvimento de uma vacina combina métodos biológicos e farmacêuticos, sendo por isso designados de produtos biofarmacêuticos.