Na antiguidade grega, por exemplo, apareceram apenas algumas ideias econômicas fragmentárias em estudos filosóficos e políticos, mas sem o brilho dos trabalhos nos campos da filosofia, ética, política, mecânica ou geometria. Sendo possível identificar tais correlações por exemplo conforme observados em Aristóteles, Platão e Xenofonte:
I. Aristóteles (384-322 a.C.), em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.
II. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 a.C.) e,
III. Xenofonte (440-335 a.C.), sendo que este último aparentemente cunhou o termo economia (oikonomia), no sentido de gestão de bens privados”(princípios de administração da casa / administração da coisa pública).
Respostas
Resposta:
Devo comparar estes pensadores a perspectivas políticas atuais ou devo falar sobre as perspectivas políticas desses pensadores?
Explicação:
Por favor me dê uma
O pensamento aristotélico sobre economia busca o melhor uso das riquezas no aprimoramento da sociedade, pensando a economia a partir do princípio ético. Platão afirma que a economia está intrínseca à vida política e aos aspectos morais e Xenofonte analisa a riqueza e a propriedade e suas vantagens. Portanto, I, II e III estão corretas.
Economia no pensamento grego
Há nesse período a predominância do pensamento filosófico, apesar desses filósofos tratarem de assuntos econômicos. Assim, a economia estava subordinada à filosofia. A razão de pensar a economia era entender as origens da sociedade.
Para os gregos, a economia é um aspecto da vida social de interesse secundário. A sociedade buscava na ética o aprimoramento da alma e libertação da vida material.
Leia sobre a Economia no mundo contemporâneo: https://brainly.com.br/tarefa/12775060
#SPJ2