Respostas
Resposta:
É importante ter em conta que a tolerância não é o mesmo que a indiferença. Isto é, não prestar atenção ou refutar os valores do próximo não é uma atitude tolerante. A tolerância pressupõe o respeito mútuo e, acima de tudo, o entendimento mútuo, inclusive quando não se partilha dos mesmos valores.
A tolerância é a capacidade de ouvir e aceitar os outros, compreendendo o valor das diversas formas de entender a vida. De qualquer maneira, estas formas de entender o mundo não podem, de modo algum, atentar contra os direitos dos outros. Se uma pessoa tiver valores que implicam conceitos de supremacia racial e visar o extermínio do próximo, por exemplo, não significa que se tenha de tolerar tal postura.
Em 1996, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a data de 16 de Novembro como Dia Internacional da Tolerância, um dia que, anualmente, se dedica à organização de atividades orientadas a promover a tolerância.
Convém destacar que, na medicina, a tolerância prende-se com a sensibilidade que o paciente tem relativamente a uma substância (um medicamento).
Ainda nesse sentido, tolerância pode também descrever quando um indivíduo passa a fazer uso de uma substancia química e o seu organismo vai se adaptando a ela, criando, assim, uma tolerância. O que acontece, então, é que os efeitos colaterais nessa pessoa diminuem a cada vez que uma dose é tomada dessa substância.
Tolerância pode ainda ser um termo empregado a fim de descrever uma flexibilidade quanto a uma norma estabelecida, por exemplo: “foi instituída uma tolerância de até 10 minutos de atraso para a reunião”.
O sinônimo de tolerância é intolerância, sendo que alguns dos usos mais conhecidos desse sinônimo são para descrever quando uma pessoa tem alergia a algum alimento (intolerância a lactose ou a glúten) ou para descrever quando uma pessoa não reconhece o direito dos demais de praticarem sua religião (intolerância religiosa).
As pessoas ainda costumam usar o termo “tolerância” para descrever quando lidam de forma indulgente com uma pessoa mesmo que essa pessoa cometa erros ou esteja constantemente a lhe importunar, por exemplo: “me admira como a Maria tenha uma imensa tolerância a Cristina, mesmo depois de tudo o que ele lhe tem feito”.
Em Direito, tolerância é um termo presente em contratos de locação, onde o locador oferece um prazo além do estabelecimento para o pagamento do aluguel: “haverá uma tolerância de até 3 dias úteis após o vencimento para o pagamento do aluguel”.
Por fim, tolerância pode ainda ser um termo usado para descrever uma margem de erro que é aceitável, por exemplo, no caso de uma medida.
Explicação:
espero ter ajudado