Respostas
Resposta:
As montanhas são algumas das mais fascinantes e exuberantes formas de relevo. Elas possuem altitudes muito elevadas em relação ao seu entorno e acentuadas declividades, apresentando, até mesmo, variações climáticas entre o seu topo e as suas áreas mais baixas. Geologicamente falando, trata-se quase sempre de um tipo de formação recente e, por isso, pouco moldado pelos agentes externos de formação do relevo, como a água e os ventos. Mas como elas se formam? Quais são as mais comuns e as possíveis formas de origem?
As montanhas são classificadas justamente por suas diferentes origens. Assim, compreender os tipos de montanhas é também entender a forma como elas surgiram na Terra.
Montanhas vulcânicas: surgiram a partir de erupções vulcânicas e geralmente são compostas por vulcões adormecidos ou extintos. Apresentam, por isso, uma grande quantidade de rochas magmáticas extrusivas, normalmente basálticas.
As montanhas vulcânicas, na grande parte dos casos, formam-se conforme o esquema a seguir demonstra. No entanto, uma série de vulcões ainda ativos também pode ser considerada como exemplos de montanhas vulcânicas.Montanhas de falhamentos: essas montanhas surgem a partir da ocorrência de uma falha geológica, que transforma um terreno mais ou menos plano em um perfil escarpado que depois ganha contornos montanhosos.
Montanhas de erosão: são montanhas que se formam a partir do desgaste das rochas que compõem o relevo. Podem acontecer de duas formas: 1) pela erosão do ambiente ao redor, rebaixando-o e transformando a área não desgastada em montanha; 2) pelo acúmulo de sedimentos provenientes de outras áreas erodidas, formando morros que, posteriormente, podem transformar-se em montanhas. Esse tipo de montanha geralmente é formado por rochas sedimentares.
Montanhas dobradas: são o tipo mais comum de montanhas, sendo também as que apresentam as mais elevadas altitudes. Elas formam-se a partir das ações do tectonismo a partir do choque entre duas placas tectônicas, que “empurram” o terreno para cima. São formações geologicamente recentes e, portanto, pouco desgastadas
Essas formas acima apresentadas não são os únicos tipos de origem das montanhas, porém são os principais e mais comuns, sendo responsáveis pela existência de quase a totalidade de formações montanhosas ao redor do planeta. A formação das montanhas, assim, revela-nos o quanto o relevo terrestre é dinâmico e transforma-se com o passar das eras geológicas.
Os dobramentos modernos são trechos da crosta terrestre de formação recente e, por essa razão, compostos por rochas mais flexíveis e maleáveis, situadas relativamente próximo das zonas de contato entre placas tectônicas (zonas convergentes). Em virtude da pressão de uma placa sobre a outra, essa parte da crosta terrestre dobra-se em um processo lento e contínuo, o que origina as montanhas.
Como os dobramentos modernos são formados?
Quando as pressões no interior da crosta terrestre agem horizontalmente sobre as camadas de rochas mais maleáveis, provocam o dobramento (curvatura) dessas camadas, podendo originar montanhas e cordilheiras.
As cadeias de montanhas constituem grandes elevações da superfície, que apresentam relevo acidentado, encostas íngremes e vales profundos, originados de dobramentos recentes.Montanhas Rochosas – localizadas na porção ocidental da América do Norte;
Alpes, Cárpatos, Apeninos e Cáucaso – no continente europeu;
Cordilheira do Himalaia – no continente asiático;
Maciço do Atlas – localizado no noroeste da África.Os dobramentos modernos originaram-se de choques de placas tectônicas em períodos geológicos mais recentes. Por essa razão, são considerados montanhas novas que foram pouco afetadas pelos agentes erosivos e apresentam as maiores altitudes da Terra. São as regiões mais sensíveis a terremotos e vulcanismo.
Explicação:
espero ter ajudado
:D