Sobre a biodiversidade brasileira é
INCORRETO afirmar que:
a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta,
abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no
mundo.
b) O país é um dos principais alvos da biopirataria,
fato que contribui para a redução da biodiversidade
nacional.
c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos,
anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos
podem ser encontrados no território brasileiro.
d) A atividade econômica no Brasil não reduz a
biodiversidade, visto que ela ocorre de forma
sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.
e) A variedade de climas no Brasil proporciona a
adaptação de diferentes espécies da fauna e flora
Respostas
Resposta:
Letra (a)
Explicação:
O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo. ... A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.
Resposta:
Alternativa INCORRETA: letra “D”.
a) Verdadeiro – O Brasil é o país que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais do planeta. Estima-se que 15% da biodiversidade mundial esteja no Brasil.
b) Verdadeiro – A biopirataria é responsável pela retirada de várias espécies do território brasileiro, que, em razão da sua grande biodiversidade e dificuldade de fiscalização, é um dos principais alvos desses criminosos.
c) Verdadeiro – O Brasil é o país que possui o maior número catalogado de espécies de orquídeas. A nação também abriga cerca de 530 espécies de mamíferos, centenas de anfíbios, entre outros animais.
d) Falso – A atividade econômica no Brasil é a principal responsável pela redução da biodiversidade. A expansão urbana e da agropecuária, o desmatamento, a construção de hidrelétricas e a industrialização provocam vários danos ambientais, que atingem diretamente a biodiversidade brasileira.
e) Verdadeiro – Essa diferenciação climática no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies, além de proporcionar uma grande diversidade ecológica no território nacional.
Explicação: