• Matéria: Geografia
  • Autor: JoaoFelix07
  • Perguntado 4 anos atrás

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII. O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX.


ATIVIDADE:
Leia as informações presentes no livro didático a partir da página 10 e após
faça um breve resumo das principais informações deste capítulo.
Elabore o seu mapa conceitual (Observe o exemplo abaixo):

Anexos:

Respostas

respondido por: ojosnegros
14

1° Revolução Industrial

1 ° Revolucao industrial : a máquina a vapor foi muito usada pelas usinas no período industrial, ajudando no transporte de navios embarcações , contribuindo com o transportes de cargas e materiais que eram levados para essas usinas.

◾Com isso todo essa energia gerada pelo calor do carvão mineral, se transformando em energia mecânica para o funcionamento das máquinas.

➡️Energia hidráulica : O carvão foi usado para ajudar na produção de produtos manufaturados, além de se transformar em energia contribuiu com o funcionamento das máquinas a vapor por meio da combustão.

Transformando assim em energia hidráulica porém o carvão era gerado por meio de combustíveis fósseis.

➡️As jornadas de trabalhos eram longas cerca de 16 horas , em um ambiente sujo úmido, e sem equipamentos necessários para a segurança dos trabalhadores, o trabalho infantil teve predominância nesse período, as crianças recebiam salários baixos e eram muito obedientes as regras.

2° Revolução Industrial

2°- Revolução industrial: O carvão mineral aos poucos foi deixando de ser um produto de fonte principal, dando lugar ao petróleo e eletricidade ou seja, essa fase teve uma transformação industrial, o que denominamos de indústria de base, que levou a implantação Siderúrgicas, ajudando na produção do aço e na área petroquímica ( petróleo) fabricação de produtos com esses derivados.

A segunda revolução industrial foi ganhando destaque abrindo horizontes, e oportunidades para outros países como: Itália, Estados Unidos etc,. Essa fase ficou marcada pelos avanços tecnológicos, na abertura de novas indústrias ajudando assim em sua capacidade produtiva e na economia dos países.

CAPITALISMO

O Capitalismo Financeiro ou Monopolista: teve sua importância na chegada da terceira revolução industrial, representando uma terceira etapa do sistema econômico capitalista, que surgiu no século XX.

O Capitalismo pode ser dividido em 3 fases são eles:

Capitalismo Mercantil

Capitalismo industrial

Capitalismo financeito / Monopolista

➡️Modelos produtivos: Os sócios majoritários são responsáveis por todos esses lucros das fábricas nesse período da industrialização tendo a maior parte desses documentos referente aos comércios acumulando assim uma parte desses lucros financeiros.

Essa transformação foi gradativa conforme o capitalismo financeiro da época.

3° Revolução Industrial

3° revolução industrial ou Revolução Técnico - Científica- Informal, com o avanço tecnológico várias áreas começaram a ganhar destaque e ter a sua importância como por exemplo: robótica, eletrônica, informática, genética e telecomunicações.

Existe uma diversidade em relação a fontes de energias, podemos classificar las como renováveis ou não renováveis.

➡️São fontes renováveis: biomassa, hidráulica, Eólica e geotérmica.

➡️Fontes não renováveis: petróleo, carvão, gás natural e urânio..

⚠️Tome nota:

*Fontes renováveis são energias que não se esgotam permanecem disponíveis em sua composição.

*Fontes não renováveis são energias que não se esgotam 3 continuam disponíveis em sua composição.

Tecnólogos:

◾ A terceira revolução industrial após a segunda Guerra mundial ganhou espaço para tecnologia da informação ou seja o desenvolvimento e a evolução da eletrônica, dentre eles estão: computadores, telecomunicações e microeletrônica.

◾Esse processo ganhou destaque com a participação de centros universitários, e pelos fornecedores de uma mão de obra altamente qualificada a que chamamos de cérebros ( cientistas)

Fatores locacionais:

◾A produção foi feita de forma acelerada com produtos especializados tanto na área industrial ou em grande quantidade, os trabalhadores usavam máquinas manuais para ajudar no trabalho de artesanatos, o produto deveria ser fabricado conforme a necessidade de cada comprador.

Pionerismo inglês:

◾O acúmulo de capital e riquezas nesse período contribuiu muito no processo e criação das máquinas, e para aperfeiçoar o trabalho de produção das mesmas em relação ao processo das indústrias têxteis.

◾O que também contribuiu com o capital financeiro e a expansão no acúmulo de riquezas, foi a lei do acercamento que priorizou o trabalho dos camponeses nas terras ocupadas pelos mesmos.

◾O crescimento urbano se deu pelo fato dos camponeses terem sidos expulsos de suas terras e foram procurar trabalho nas grandes cidades, como consequência houve um grande aumento na urbanização e mão de obra urbana, o que contribuiu no desenvolvimento das indústrias e sua população.

Continue estudando mais sobre Revolução Industrial, acesse o link abaixo ...

brainly.com.br/tarefa/13047970

brainly.com.br/tarefa/20364378

brainly.com.br/tarefa/17668816

https://brainly.com.br/tarefa/9964302

https://brainly.com.br/tarefa/41422210

Bons estudos....

Gratidão: Carmen2711/ Moderadora Mestre

Anexos:
Perguntas similares