• Matéria: Sociologia
  • Autor: natsinhoreto
  • Perguntado 4 anos atrás

Em uma sociedade capitalista, segundo Marx (MARX; ENGELS, 2001), o trabalhador e as suas capacidades humanas só existem em função do acúmulo de capital, e o indivíduo que não tem trabalho se encontra sem condições de sobrevivência.

Assinale a alternativa que se refere ao trabalho assalariado no capitalismo, segundo a perspectiva de Karl Marx.
Escolha uma opção:
a. O valor pago ao trabalhador pela venda da sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir uma boa qualidade de vida, em razão da divisão dos lucros de seu empregador.
b. O valor pago ao trabalhador pela venda de sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir a sua sobrevivência, em razão da manutenção do acúmulo de capital.
c. O empregador paga pela força de trabalho somente o mínimo para garantir a sobrevivência do trabalhador, pois ele não gera lucro sob os processos de produção capitalista.
d. O trabalhador também é proprietário dos meios de produção, portanto, o valor pago pelo seu trabalho é igualitário ao de seu empregador.
e. O valor pago ao trabalhador pela venda de sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir uma boa qualidade de vida, em razão da manutenção do acúmulo de capital.

Respostas

respondido por: juliagtflores
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

O trabalhador assalariado nas fábricas ganhava salários muito baixos, pois dessa forma o burguês poderia acumular mais capital e ter mais lucro.

Marx fala da mais-valia como a diferença entre o valor produzido pelo trabalhador e o que foi pago ao trabalhador. Enquanto trabalhava e produzia muito mais valor do que era pago, o operário era explorado pelo dono da fábrica para que esse pudesse ter um lucro maior.

Perguntas similares