Respostas
Resposta:
A cultura e tecnologia estão presentes na realidade de todos nós. Nos últimos anos, com a popularização dos dispositivos tecnológicos, tivemos um grande aumento no número de pessoas que fazem uso desses dispositivos digitais. Isso é evidenciado na geração Z, pois ela tem como característica principal viver imersa nesse contexto.
Mobilidade urbana
As tecnologias estão alterando as formas de transporte com muita rapidez, acarretando na diminuição da necessidade do uso de carro particular e aumentando a demanda de transporte por aplicativos, por exemplo.
Afinal, agora as possibilidades de deslocamento são muitas. Há aplicativos destinados aos ciclistas freelancers para realizar entregas, caronas colaborativas em grupos formados via redes socias, mapas online que denunciam irregularidades em linhas de ônibus e muito mais.
Essas iniciativas, além de contribuir para o meio ambiente e o bem-estar de todos nós, transformam as cidades convencionais em cidades inteligentes, modificando a cultura.
Relações interpessoais
Uma das principais relações entre tecnologia e cultura na vida das pessoas é vista no desenvolvimento das relações interpessoais. Isso porque, antes das inovações tecnológicas, as relações – tanto de amizade quanto amorosas – eram formadas em um espaço mais restrito e com poucas alternativas de comunicação.
No entanto, agora contamos, por exemplo, com aplicativos para smartphone cujo maior objetivo é encontrar pessoas compatíveis a você. Essa ampliação de possibilidades vai de redes sociais às redes de relacionamento com plataformas interativas para facilitar o primeiro encontro virtual.
Arte
A cultura e tecnologia, juntas, também modificaram a forma como interagimos com a arte. Antes, o contato com o mundo artístico era feito, na grande parte das vezes, por meio da presença física, em visitas a museus e galerias, ou através de jornais e revistas, o que tornava o acesso mais limitado.
Na contemporaneidade, temos muitas plataformas de mídia que possibilitam o acesso a arte para um público bem maior: basta ter acesso a internet para também ter acesso a um amplo acervo artístico.
Na internet são disponibilizados inúmeros conteúdos do mundo todo para milhões de usuários e as possibilidades de interação e diálogo por vezes se mostram até maiores.
Consumo
Uma das áreas mais perceptíveis das transformações tecnológicas na cultura, atualmente, é em relação ao consumo. Isso porque ao desejar um produto, até pouco tempo atrás, tínhamos que nos deslocar até a loja física, com um número limitado de opções e com poucas informações sobre as especificações e funcionalidades dos objetos.
Hoje, as compras online permitem uma variedade muito maior de escolhas, assim como mais economia para adquirir os produtos com os melhores preços e variáveis formas de pagamento. As vendas virtuais beneficiam o consumidor e contribuem para a geração de mais empregos.
Educação
Por fim, mais um dos principais exemplos da relação e influência entre cultura e tecnologia no cotidiano das pessoas é na área da educação. Na atualidade, temos aulas virtuais com plataformas que auxiliam no ensino-aprendizagem e contribuem para uma educação de mais qualidade. A relação do professor com o estudante também vem sendo mudada por meio dos chats online e ferramentas interativas.