Respostas
Resposta:
Instituições sociais são organizações da sociedade que existem para que haja a organização e a coesão social. São elas que passam as regras e normas da sociedade para os cidadãos e forma-os enquanto cidadãos pertencentes a determinado grupo social.
Explicação:
De acordo com o sociólogo alemão Max Weber, as instituições sociais são as ferramentas utilizadas para integrar os indivíduos à sociedade. Um exemplo muito claro de instituição social é a Igreja. Através da religião, as pessoas que professam a mesma crença podem comungar, compartilhar dos mesmos costumes, hábitos e tradições.
Uma outra função realizada pelas instituições sociais é o estabelecimento de regras e comportamento. A família, por exemplo, cumpre muito bem esse papel. Ela é a primeira instituição social à qual temos contato e a partir dela recebemos os primeiros elementos que compõem a nossa identidade.
Enquanto crescemos, assimilamos os ritmos sociais como, por exemplo, a que horas acordar, dormir, jantar, quando tomar banho, o que pode e o que não pode fazer, os conceitos de certo e errado. Logo em seguida vem a escola, que promove um outro tipo de socialização.
A integração promovida pelas instituições sociais podem acontecer em dois níveis: socialização primária e socialização secundária, para entender melhor esses conceitos e como eles funcionam, continue a leitura.