• Matéria: Saúde
  • Autor: gabrielacaboi
  • Perguntado 4 anos atrás

A oclusão dentária é uma condição fisiológica que pode ser alterado por vários aspectos anatômicos e funcionais bem como por meio de hábitos funcionais e parafuncionais do paciente. Já a má-oclusão é a má relação entre a maxila e a mandíbula. Quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, podendo prejudicar o desenvolvimento ósseo da face e das articulações temporomandibulares (ATM).
Sobre a condição oclusal, entre as opções abaixo assinale a afirmativa VERDADEIRA:
a. uma oclusão ideal apresenta maior número de contatos cêntricos estáveis bilaterais na posição mandibular de de relação cêntrica.
b. na oclusão do tipo balanceada bilateral não existem contatos simultâneos entre os segmentos posteriores, direito e esquerdo, na posição estática, e contatos entre todos os elementos dentários durante os movimentos excursivos.
c. no caso de comprometimento periodontal dos caninos indica-se o esquema de oclusão do tipo mutuamente protegida.
d. na oclusão cúspide x crista marginal tanto a cúspide de contenção, como as cristas marginais tendem a se desgastar e a impactar alimentos no espaço interproximal, porém sem condição destrutivas ao periodonto.
e. a posição de máxima intercuspidação está intimamente relacionada com a curva de Spee, pois ambas definem a dimensão vertical de oclusão de acordo com o plano oclusal. CORRETA

EXPLICAÇÃO: Em situações onde ocorre o comprometimento periodontal dos caninos não se indica o esquema de oclusão do tipo mutuamente protegida.

Respostas

respondido por: lauravic13
4

Resposta: A posição de máxima intercuspidação está intimamente relacionada com a curva de Spee, pois ambas definem a dimensão vertical de oclusão de acordo com o plano oclusal.

Perguntas similares