Respostas
Resposta:
Há muito tempo o homem questiona a origem do Universo e do planeta Terra. Atualmente temos duas vertentes que tentam explicar essa origem: o criacionismo (explicação religiosa) e o evolucionismo (explicação científica). O Big Bang é uma teoria evolucionista desenvolvida a partir do século XX.
O último século marcou a humanidade em razão da difusão do conhecimento e da informação, sem contar as inúmeras inovações tecnológicas que aconteceram nesse período. Nesse período muitas teorias e hipóteses puderam ser comprovadas com auxílio de tecnologias e intercâmbios científicos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No campo astronômico surgiram importantes instrumentos e equipamentos, como os telescópios de alta precisão, que contribuem diretamente no desvendar dos mistérios e enigmas que esse complexo universo “esconde”.
Quanto à origem do Universo, são muitas as teorias que buscam explicar a sua criação, porém, a mais aceita pela classe científica e acadêmica é a do Big Bang.
A teoria do Big Bang foi divulgada no início do século XX, após ter sido formulada por astrônomos e físicos. Essa classe científica acredita que a formação do Universo se deu a partir de gigantescas explosões que teriam acontecido há pelo menos 15 bilhões de anos.
Segundo tais cientistas, o Universo - antes da suposta explosão - se encontrava aglomerado em uma espécie de esfera densa e quente, além disso, tinha uma composição a partir de hélio e hidrogênio. Entretanto, eles não conseguem explicar o que teria motivado a explosão da esfera e sua intensidade, sabem que a partir do evento foram lançados materiais por todos os rumos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A teoria do Big Bang afirma que após a explosão e a acomodação das diferentes matérias, essas se aglomeraram formando as galáxias do Universo.
Com base nessa teoria esse processo ainda continua, ou seja, o Universo ainda está em constante expansão.
Segundo a teoria do Big Bang, o Universo teria se formado a partir de uma grande explosão.
Segundo a teoria do Big Bang, o Universo teria se formado a partir de uma grande explosão.
Explicação:Com base na reportagem de VEJA (ed.2388), de 27 de agosto de 2014, "A busca por todas as respostas", explique a seus alunos as principais teorias e interpretações que tentam explicar a origem de nosso planeta e dos seres vivos.
Shutterstock Teoria do Big Bang É a teoria mais aceita para a explicação do surgimento do universo. Os cosmólogos adeptos dessa teoria acreditam que, por volta de 13 bilhões de anos atrás, o universo era muito mais denso e quente e que, com o passar do tempo, foi resfriando-se e, consequentemente, expandindo-se constantemente. Lemaître, Einstein, Friedmann, e Hubble são os principais cientistas que contribuíram para a evolução da pesquisa sobre essa teoria. Shutterstock Bóson de Higgs É uma partícula elementar que, segundo Peter Higgs, seu teórico, teria tido origem no Big Bang e seria o elemento primordial para explicar a origem de partículas elementares e, por conseguinte, da massa. Sua teoria foi predita em 1964, mas só pode ser comprovada em 2013. Fora do mundo científico, essa partícula é conhecida como 'a partícula-Deus', por ser base da formação das diferentes massas de diversas outras partículas. Wikimedia Commons Criacionismo O criacionismo é a crença de que a vida foi criada por uma entidade sobrenatural. Geralmente, os que acreditam nessa teoria refutam a ideia de evolução, proposta por Charles Darwin. Para os gregos antigos, a terra (Gaia) e os deuses que a povoaram teriam surgido do Caos. No islamismo, no judaísmo e no cristianismo, a terra e os seres vivos foram criados por Deus. Na mitologia chinesa, Deus nasce de um ovo e, em seguida, sacrifica-se, dando origem à vida. Shutterstock Panspermia Os teóricos da panspermia, que remonta a V a.C., com Anaxágoras, na Grécia antiga, acreditam que a vida tenha surgido na Terra a partir de microorganismos de vida primária que teriam sido trazidos por meteoritos, em ocasiões de chuvas de meteoros que teriam atingido o nosso planeta há bilhões de anos. Essa teoria é descartada pela ciência hoje, apesar de haver diversas provas de que elementos encontrados aqui formam também a composição de outros planetas e da possibilidade de vida lá fora. Wikimedia Commons Abiogênese Também chamada de 'biogênese', consiste na ideia do surgimento da vida a partir de matéria não viva. Hoje, essa teoria prescreve que, há cerca de 4 bilhões de anos, a Terra passou por diversas modificações climáticas, que produziram reações químicas em compostos orgânicos, gerando os primeiros seres vivos. Não confundir com 'geração espontânea', uma teoria mais antiga, famosa pelos experimentos de Louis Pasteur (foto), que acreditava que seres complexos poderiam originar-se de matéria não viva.