Questão 2- Todas as alternativas representam uma obra de arte renascentista EXCETO:
a) A última Ceia;
b) O nascimento de Vênus;
c) Madona do Pintassilgo;
d) A fonte;
e) Mona Lisa.
Respostas
Resposta: Letra d).
a) A última ceia: A Última Ceia é uma das obras mais emblemáticas do pintor renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519). Com grande realismo, simetria e perfeição, Da Vinci usou a técnica do ponto de fuga, que causa profundidade na obra. Essa técnica esteve muita difundida no Renascimento, sendo uma das suas principais características.
b) O nascimento de Vênus: O Nascimento de Vênus (Nascita di Venere, em italiano) é uma obra do artista renascentista Sandro Botticelli (1445-1510). Produzida entre 1484 e 1486, trata-se de uma das pinturas mais emblemáticas do Renascimento italiano.
c) Madonna do Pintassilgo: A composição Madona do Pintassilgo é uma obra do pintor italiano Rafael Sanzio (1483-1520), um dos pintores mais importantes da Alta Renascença italiana, período em que houve uma grande concentração de gênios na arte, e em que o homem era visto como a medida de todas as coisas. Ele era filho do pintor Giovanni Sanzio, de quem recebeu as primeiras aulas sobre pintura. Suas obras são admiradas, sobretudo, pela humildade e graça que apresentam.
d) A fonte: A Fonte (Fontaine), é um urinol de porcelana branco, considerado uma das obras mais representativas do dadaísmo na França, sendo uma das mais notórias obras do artista Marcel Duchamp. O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.
e) Mona Lisa: Originalmente La Gioconda (em italiano), é um dos quadros mais famosos do mundo e a obra mais célebre de Leonardo da Vinci. Foi produzida no século XVI e atualmente está exposta no Museu do Louvre, na França. A maior contribuição da pintura do Renascimento foi sua nova maneira de representar a natureza, através da técnica pictórica e a perspectiva matemática, criando uma eficiente ilusão de espaço tridimensional em uma superfície plana. Vale destacar que a linguagem visual formulada pelos pintores renascentistas foi tão bem sucedida que permanece até hoje.