Quais os principais escritores representantes do Realismo no Brasil e o que eles defendiam?
Me ajudem tenho que entregar pra hoje.
Respostas
Resposta:
Gustave Flaubert (1821 – 1880)
Nascido em Rouen, na França, Flaubert foi um importante prosador. Entre as características marcantes de suas obras estão a profundidade de suas análises psicológicas, a lucidez sobre o comportamento social e a força de seu estilo.
Eça de Queiroz (1845 – 1900)
Um dos escritores mais importantes da literatura portuguesa, Eça de Queiroz foi autor de renomados romances, como “Os Maias” e “O Crime do Padre Amaro”. Porém, esse primeiro é considerado, por muitos estudiosos, o melhor romance realista português do século XIX.
Guy de Maupassant (1850 – 1893)
A obra do escritor e poeta francês destaca-se pelas situações psicológicas e de crítica social com técnicas realistas. Escreveu romances e teatros, além de 300 contos, dentre os quais se destacam os títulos “Mademoiselle Fifi”, “A Pensão Tellier” e “O Horla”.
Machado de Assis (1839 – 1908)
Considerado um dos melhores romancistas da literatura brasileira de todos os tempos, Machado de Assis sempre teve em suas obras a predominância do pessimismo e da ironia. Sua complexa obra expõe a caracterização psicológica das personagens e o retrato social da época, e os temas comuns giram em torno de adultério e a exploração do homem pelo próprio homem.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. As obras do grande escritor brasileiro passaram por muitos gêneros literários, entre eles o Realismo.
Aluísio de Azevedo (1857 – 1913)
Jornalista, escritor e cronista, Aluísio de Azevedo seguiu, primeiramente, uma linha romântica – com intuito apenas de vender para poder pagar suas contas. Em sua fase Realista-naturalista, procurava publicar suas obras com representações dos problemas do Brasil em evidência.
A obra intitulada “O Mulato” foi a que causou maior repercussão na população. Outras obras importantes do autor foram “O Cortiço” e “Casa de Pensão”.
Influenciado por naturalistas europeus, incluindo Émile Zola, o escritor capta a mediocridade rotineira e preconceitos, demonstrando a influência do meio social e da hereditariedade na formação dos indivíduos.
Explicação:
..