Respostas
O Confucionismo, ao contrário do que se acredita, não é propriamente uma religião, mas uma doutrina baseada no sistema filosófico do chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu), durante o século VI a.C.
Nesse período foi estabelecido um elaborado sistema de moral, social, político, religioso e de ensino, baseado nas antigas tradições chinesas e, ao mesmo tempo, inovadores em termos de racionalismo.
Portanto, enquanto religião, o Confucionismo é, no máximo, uma doutrina dogmática, especialmente em sua reverência aos ancestrais.
Este sistema filosófico constitui um conjunto de ensinamentos sobre ética social. Estabeleceu um tratado sobre ideologia política, segundo o qual todo ser humano teria a inteligência necessária para modificar meios e os fins de sua existência ao transformar as condições arbitrárias surgidas na vida.
Esta filosofia moral causou um grande impacto na estrutura social chinesa e asiática como um todo. Isso porque está na gênese de valores tão presentes nas culturas orientais, como a disciplina, a ordem, a consciência política, o trabalho e a valorização do estudo enquanto formação intelectual.
No Confucionismo, a família é base social em que todos os seres humanos estão assentados e da qual o sistema de governo é um aspecto mais amplo.
Os governantes são considerados os “pais do povo”, sendo este não apenas súditos, mas filhos obedientes e humildes que respeitam a autoridade política baseada no mandato do céu.
Assim, não é espantoso o respeito pelos superiores hierárquicos nas culturas influenciadas pelo Confucionismo, onde esta Escola serviu de gabarito para aqueles que almejaram cargos do governo.
obs:mais informações no site TodaMateria