• Matéria: ENEM
  • Autor: carlosalberto43
  • Perguntado 4 anos atrás

(ÉTICO, 2019)

Leia um fragmento de análise sobre A demanda do santo Graal para responder à próxima questão

A obra tem uma intenção religiosa e representa, relativamente à moral cortês que inspira os cantares de amor, uma completa inversão de valores. Ao passo que na lírica cortês, como em todo o romance cortês anterior a esta fase, se exalta o amor como o caminho para a felicidade e a perfeição moral, na demanda todo o amor é considerado pecaminoso, e a virgindade recomendada como o estado mais perfeito. O antigo herói, modelo de cavaleiro e amante, Lançarote do Lago, vê-se eclipsado por seu

SARAIVA, A. J.; LOPES, S. História da Literatura portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 2010. p. 97

Ao expressar as diferenças existentes entre a “ideia de amor” propagada pelas cantigas líricas medievais e a apresentada na novela de cavalaria A demanda do santo Graal, o texto:

A- Destaca o caráter teocêntrico da prosa medieval, que aproxima a figura do cavaleiro heroico com a do cristão espiritualizado, avesso aos prazeres mundanos.

B- Renega os valores próprios do período medieval, unindo princípios racionalistas clássicos com a representação do cavaleiro amante.

C- Reafirma a concepção platônica de amor, pois mantém a figura feminina como forma de ascensão espiritual do homem.

D- Critica a visão ocidental do amor, ora vista como um bem supremo ao indivíduo, ora como o maior dos males ao sujeito que ama

E- Elogia a associação entre a visão teocêntrica e platônica do amor, pois associa ambas à realização concreta do amor, levando-o ao plano físico somente.

Respostas

respondido por: carmem2110
3

Resposta:

B- Renega os valores próprios do período medieval, unindo princípios racionalistas clássicos com a representação do cavaleiro amante.

Perguntas similares
8 anos atrás