• Matéria: Filosofia
  • Autor: rrrrryyyyyyy
  • Perguntado 4 anos atrás

Com o aparecimento da lógica, Aristóteles desenvolveu argumentos com intuito de solucionar os conflitos estabelecidos entre Heráclito e Parménides. Quais foram os caminhos para a solução apresentadas por Platão?

Respostas

respondido por: AnthonioJorge
0

O mundo da mudança, em Platão, é o mundo da decadência. Em uma primeira impressão, Platão coloca a permanência e imutabilidade parmenidiana como superior à mutabilidade e impermanência heraclitiana.

Platão estabelece não apenas um debate entre retórica e dialética, mas uma hierarquia ética e metafísica entre o que ele chama de Sensível (cópia) e o Inteligível (modelo), sendo o Demiurgo, um Deus artífice que pensa e que quer e que plasmou – como um artesão – o mundo sensível por bondade e amor ao Bem. Este mundo sensível se encontra abaixo do mundo das ideias, posto que ele depende do próprio mundo das ideias para se basear na hora de formar o mundo sensível.

O sensível, com suas ilusões, imagens, objetos, opiniões, é mera sombra, cópia mal feita e sem fundamento para o Logos dos ideais do Inteligível. O nosso mundo é sensível e está em constante mudança, como Heráclito, outro pré-socrático, havia notado ("ninguém se banha duas vezes no mesmo rio").

O Inteligível de Platão é o mundo das ideiais, do Bem, do Belo, da Justiça, da Verdade. É por meio deste recurso, retomando aquele Ser imutável e permanente de Parmênides em contraposição à constante mudança heraclitiana, que Platão supera as aporias socráticas.

Uma bicicleta, no mundo sensível, é apenas uma cópia da ideia de bicicleta existente no mundo inteligível, e assim por diante. A essência (pelo que o objeto é si mesmo), é superior às características mundanas, relativas. Isso será chamado de Dualismo Ontológico.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/27167937

Perguntas similares