1. As mandalas são um tipo de arte sagrada que estão presentes em quase todas as tradições e culturas religiosas. As mandalas feitas pelos budistas são muito conhecidas, mas existem mandalas cristãs de grande importância e beleza. Elas são: * 1 ponto a) Os filtros dos sonhos utilizados para purificar os ambientes das energias negativas e evitar pesadelos; b) Os santuários que são construídos em formato circular representando a fluxo interminável do tempo; c) As rosáceas, que são vitrais no formato de mandalas com temas inspirados nas passagens bíblicas; d) Mandalas feitas de areia coloridas pelos monges representando a impermanência e o desapego;
Respostas
Resposta:
letra "c".
c) As rosáceas, que são vitrais no formato de mandalas com temas inspirados nas passagens bíblicas.
Explicação:
Embora não seja usado para fins de cura, as mandalas estão presentes no cristianismo. As rosetas das catedrais góticas podem ser consideradas mandalas.
O fato de este símbolo estar disseminado em tantas culturas reflete o significado que o círculo tem para o subconsciente. Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, traduz perfeitamente a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.
Mandala é uma palavra que em sânscrito significa círculo. É utilizada como expressão científica, artística e religiosa, desde o início dos tempos, com diversos significados em diferentes religiões. As mandalas podem ser encontradas em igrejas cristãs, em suas rosáceas. Um exemplo do uso da mandala na arquitetura brasileira, é a planta superior da Catedral de Brasília.
Espero que tenha ficado bem explicado, bom estudo!
Sobre as mandalas cristãs é correto o que se afirma em, Alternativa C:
- As rosáceas, que são vitrais no formato de mandalas com temas inspirados nas passagens bíblicas.
A mandala é uma estrutura de desenhos concêntricos que representam a composição fractal ou repetitiva do universo e da natureza. Representa a unidade, harmonia e infinito do universo através do equilíbrio dos elementos visuais.
A tradição cristã incorporou mandalas com elementos próprios desde suas origens. Muitos sinais e símbolos presentes na arquitetura, pintura e elementos da Liturgia.
Também nas igrejas de arquitectura gótica, é possível observar muitas outras formas de mandala, as mais conhecidas são as grandes rosáceas, mas também existem representações deste tipo na cúpula, em algumas abóbadas.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26499723