Qual dos pensadores iluministas foi o defensor da liberdade de expressão? *
10 pontos
Diderot
Montesquieu
Voltaire
Rousseau
Locke
Respostas
Resposta: Locke
Explicação:
Resposta:
John Locke (1632-1704)
John Locke foi um filósofo inglês que defendia a liberdade de expressão, um dos mais importantes filósofos iluministas e fundador do empirismo e do que hoje chamamos de liberalismo
Explicação:
SÓ ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE ELE:
John Locke foi um filósofo inglês que defendia a liberdade de expressão, um dos mais importantes filósofos iluministas e fundador do empirismo e do que hoje chamamos de liberalismo. Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688.
Locke afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto nas internas, através das reflexões. Ou seja, defendia a ideia de que homem era uma folha em branco, que se preenchia apenas com as experiências, pois depois que começamos a perceber tudo em volta, surgem as ideias sensoriais.
Essas sensações são trabalhadas pelo pensamento, pelo conhecimento, pela crença e pela dúvida, resultando no que Locke chamou de reflexão. A mente não é um mero receptor passivo. Ela classifica e processa todas as sensações à medida que vai formando nossos conhecimentos e nossa personalidade.
Principais Obras:
Cartas sobre a tolerância (1689)
Ensaio sobre o entendimento humano (1690)
Pensamentos sobre a educação (1693)