Respostas
Resposta:
Fogo
Explicação:
ñ tenho certeza se esta certo
Resposta:
Ferramentas de pedras encontradas nas Filipinas precedem a chegada dos seres humanos às ilhas em aproximadamente 600 mil anos – mas os pesquisadores não estão certos sobre quem as fez.
Os impressionantes artefatos, revelados na quarta-feira pela revista Nature, foram abandonados numa planície alagada na ilha de Luzon ao lado da carcaça do rinoceronte. Os primitivos fabricantes das ferramentas estavam claramente procurando por uma refeição. Dois dos ossos dos membros estavam esmagados, como se alguém tivesse tentado pegar o tutano para comer. Marcas de cortes deixadas pelas lâminas de pedra cruzam as costelas e o tornozelo do rinoceronte, um sinal claro de que alguém usou as ferramentas para tirar a carne da carcaça.
Mas a idade dos vestígios os torna especialmente significativos: os ossos entalhados têm provavelmente entre 631 mil e 777 mil anos, com a melhor estimativa dos pesquisadores chegando em cerca de 709 mil anos de idade. A pesquisa – parcialmente patrocinada pela National Geographic Society – leva a ocupação das Filipinas para uma época anterior a origem da nossa espécie, Homo Sapiens. A evidência mais próxima de hominídeos nas Filipinas vem da Caverna de Callao em Luzon – um osso do pé de 67 mil anos de idade.
“Foi uma surpresa encontrar um povo tão antigo nas Filipinas”, diz o autor do estudo Thomas Ingicco, arqueólogo do Museu de História Natural da França. Enquanto os pesquisadores não descobrem qual primo arcaico dos humanos matou o rinoceronte, a descoberta irá causar um alvoroço entre os estudiosos da história humana no Pacífico Sul – principalmente aqueles que pesquisam como os primeiros hominídeos conseguiram chegar nas Filipinas.
Explicação: