• Matéria: História
  • Autor: slayanne495
  • Perguntado 4 anos atrás

O Tratado de Methuen, de 1703, que abria o mercado português e inglès a circulação de
certos produtos, aprofundou a dependência de economia entre essas duas potências Cite os
tipos de produtos.​

Respostas

respondido por: mariaeduardans2s2
1

Resposta:

Ficou conhecido como Tratado de Methuen, ou tratado de Panos e Vinhos, um acordo entre Portugal e Inglaterra vigente entre 1703 e 1836 e que envolvia a troca entre os produtos têxteis ingleses e o vinho português. Seu nome é uma referência ao embaixador britânico que dirigiu as respectivas negociações.

Explicação:

O comércio entre ingleses e portugueses começava entrar numa faixa de transição delicada, pois entre os produtos de destaque que Portugal vendia à Inglaterra estavam o fumo e o açúcar. O primeiro produto a ficar fora da importação inglesa foi o fumo, e logo em seguida, a produção açucareira nas colônias britânicas substituiu a cota comprada de Portugal.

Portugal não tinha quase nenhuma indústria, quase todos os produtos manufaturados consumidos em Portugal eram comprados na Inglaterra por preços altos. Restava como seu produto principal o vinho, que Portugal vendia aos ingleses, mas que não era suficiente para pagar tudo o que importava.

Portugal devia muito dinheiro aos ingleses e, além disso, o comércio com os ingleses era muito importante para a economia portuguesa. Por causa disso, Portugal ficou cada vez mais dependente da Inglaterra, e para pagar suas dívidas, restava apenas recorrer ao ouro que obtinha do Brasil. A parte do ouro que ficava no Brasil era pequena, e aquela destinada a Portugal também não permanecia lá. Portanto, quem mais se beneficiou com o ouro brasileiro foi a Inglaterra.

Assim, Portugal, que poderia ter se tornado uma potência econômica com o ouro explorado do Brasil, acabou por se tornar muito dependente da economia inglesa, entrando em um declínio econômico e político do qual não mais sairia.

Perguntas similares