Respostas
Resposta:
pontos extremos do Brasil:
Sul - Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.
Sul - Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.Leste - Ponta do Seixas, na Paraíba.
Sul - Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.Leste - Ponta do Seixas, na Paraíba.Oeste - nascente do Rio Moa, na Serra ContamaÂna, no Acre.
Sul - Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.Leste - Ponta do Seixas, na Paraíba.Oeste - nascente do Rio Moa, na Serra ContamaÂna, no Acre.As distâncias máximas entre os pontos extremos Norte e Sul (4.394. km) e Leste e Oeste (4.319 km) são enormes e quase equivalentes.
Resposta e Explicação:
O Brasil possui dimensões continentais. São mais de 8,5 milhões de km² distribuídos entre 26 estados e o Distrito Federal. A extensão territorial do Brasil é maior que o conjunto dos demais países da América do Sul.
Essa vastidão territorial gera uma discussão bastante interessante: até onde vai o limite do Brasil? Ou, ainda, onde fica o fim do Brasil? Essas são as questões que este texto propõe-se a esclarecer. Para responder a essas questões, devemos observar os pontos extremos do Brasil, conforme indicado no mapa.
Pontos extremos do Brasil
Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.394 km.
Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.319km².
Repare que as distâncias entre os pontos extremos de leste a oeste e de norte a sul são praticamente equivalentes, com a diferença de apenas 75 km.
Importância
A identificação desses pontos extremos marca a importância do debate acerca das fronteiras de cada país e a consequente necessidade de conhecer e ocupar o território. Essas demarcações também são importantes para estimular as questões turísticas nessas regiões, que se valem dessas peculiaridades para agregar valor ao turismo local e, assim, tornarem-se mais conhecidas no país e no exterior.
Bons estudos!