Respostas
Resposta:
Motivos da transição para os novos processos de manufatura
As Causas da Revolução Industrial começaram a provocar rumores de um grande movimento, no início no decorrer do século XVIII, na Inglaterra. Aquele período apresentou o prenúncio de grandes mudanças no âmbito dos sistemas econômico, político e social. Essa movimentação começou na Inglaterra e foi se espalhando por outros países da Europa e de todo o mundo.
Antigamente, as máquinas funcionavam a vapor e precisava constantemente do trabalho braçal. (Foto: Pixabay)
Causas da Revolução Industrial e a História
Uma das principais causas da Revolução Industrial se deu por meio do desenvolvimento da máquina a vapor, que funciona através do aproveitamento do vapor de água que é aquecida pelo carvão e que dessa forma, é capaz de gerar e produzir energia e depois transformá-la em uma força capaz de movimentar as máquinas.
No fim do século XVII, na Inglaterra, foi produzida a primeira máquina desse estilo. O responsável por essa invenção foi o “curioso” nascido no Reino Unido Thomas Newcomen (1664 – 1729). No ano de 1760, o engenheiro e matemático James Watt fez o aprimoramento do equipamento.
De acordo com vários historiadores, o ponto de partida para a Revolução Industrial foi dado na década de 1760, apesar de haver muitas contestações em relação a data específica de início do movimento. O verdadeiro fato importante, é que a Revolução Industrial foi marcada pelo desenvolvimento das novas tecnologias e das máquinas e isso transformou o modo de vida da humanidade.
As primeiras máquinas apareceram para suprir a necessidade do comércio têxtil da Inglaterra e assim, as primeiras máquinas foram sendo criadas, com intuito de facilitar a produção de vestuário. Com o passar do tempo, o desenvolvimento foi chegando, a exemplo das ferrovias e as locomotivas, promovendo assim, lucros e cada vez mais investimentos, inclusive em outros setores.
Os Impactos
Todas as causas da Revolução Industrial simbolizaram um marco importante na história da humanidade, pois modificou as relações sociais e de trabalho, além do sistema produtivo e elaborou modelos novos de consumo e utilização dos recursos naturais.
Cada fase da Revolução Industrial provocou uma série de consequências relacionadas ao processo evolutivo das novas tecnologias que possibilitou a industrialização dos países. O modo capitalista de produção sofreu uma restruturação, no decorrer da primeira Revolução Industrial.
As consequências mais importantes da primeira Revolução Industrial foram:
• A organização da sociedade em dois grupos distintos: a burguesia versus o proletariado.
• A substituição do trabalho humano pelas máquinas, ampliando o êxodo rural e intensificando o crescimento urbano.
• O aumento significativo das indústrias e por consequência, o aumento da produção.
• O desenvolvimento desordenado das cidades, provocando a favelização e a marginalização das pessoas, além do crescimento da fome, miséria e violência.o: