• Matéria: História
  • Autor: saby222
  • Perguntado 4 anos atrás

COM QUE PREOCUAÇÃO OS PORTUGUESES ARMARAM SEUS
FORTES NA AMAZÔNIA?

Respostas

respondido por: thikay065
2

Resposta:

os portugueses armaram seus fortes na Amazônia pois eles enviaram os Jesuítas para catequizar os índios, que eram as únicas pessoas naquele contexto que podiam extrair as drogas do sertão que eram nada mais nada menos que especiarias como castanhas frutas, sendo expecifico: baunilha, Cacau, castanha do Pará e guaraná. no entanto, como havia dito anteriormente, os portugueses não sabiam como extrair essas drogas do sertão, então eles enviaram os Jesuítas numa missão de catequizar os índios, com intuito de conseguir essas especifiarias, que logo depois eram compradas pelos portugueses que acabaram se instalavam em regiões próximas as missões, mais tarde, eles montaram alguns fortes próximo as fronteiras para estabelecer de vez o "uti possidetes ita possideatis" (a ideia de que a ocupação só se efetiva se o local fosse de fato ocupado).

Vale ressaltar essa diferença entre colonização e neocolonizaçao. o assunto abordado é expansão territorial no Brasil colonial. Então são épocas de colonização e ideia era justamente é a ideia de Posse, de governar aquele território, de se apossar, ou seja, colonizar. Mas a frente o teremos um termo semelhante, que também pode vir a ser abordado que é a neocolonização, que consiste na influência que um país tem sobre o outro país, a influência o poder que ele exerce sobre um território não necessariamente ocupando esse local, estabelecendo um governando naquele território.

Explicação:

nós estamos falando de uma época que alguns europeus tinham pensamentos de que ao embarcar em expedições iriam encontrar territórios inexplorados, cidades de ouro, no entanto muitos que embarcavam com essas ideias de encontrar riquezas, não voltavam depois de um tempo. expedições mais sérias foram feitas e alguns relatos dessas expedições foi mulheres com Arcos então daí surgiu a ideia das mulheres Amazonas, aquele território ficou conhecido como Amazônia. Bom no entanto os europeus não tiveram nenhum resultado, mas para frente no século 17, os portugueses iniciaram expedições e uma delas foi liderada pelo Pedro Teixeira e Raposo Tavares lá eles encontraram algumas drogas do sertão que eram nada mais nada menos do que especiarias como castanhos e sementes e frutas sendo mais específico, baunilha Cacau, castanha do Pará e guaraná. no entanto os portugueses não eram capazes de extrair essas drogas do sertão, não eram capazes de extrair essas especiarias, Então qual foi a sacada genial? eles enviaram Jesuítas para catequizar os índios pois eles sim eram capazes de extrair especiarias, com a catequização dos índios os portugueses se instalaram em áreas próximas às Missões e eles passaram a comprar dos jesuítas as especiarias e logo depois eles construíram fortes se estabilizando e assim colocando a ideia do que você é dono de um território a partir do momento em que você ocupa esse território ele é seu a partir do momento em que você Está ocupando ele, o "uti possidetes ita possideatis"

Perguntas similares