(UEL-PR) - Considere as afirmativas a seguir sobre as propriedades do código genético.
I. Existem vinte e quatro tipos de aminoácidos, que, agrupados em diversas sequências, formam todos os tipos de proteínas que entram na composição de qualquer ser vivo.
II. O código genético é universal, pois vários aminoácidos têm mais de um códon que os codifica.
III. A perda ou a substituição de uma única base nitrogenada na molécula de DNA pode alterar um aminoácido na proteína.
IV. Nos organismos, a relação entre o número de nucleotídeos (a) de um mRNA e o número de aminoácidos da proteína formada (b) mostrou que a/b = 3.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corret
Respostas
Resposta:
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Explicação:
Resposta:
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Explicação:
Os polipeptídios são constituídos por sequências de aminoácidos unidos entre si por meio de ligações denominadas peptídicas. Embora sejam conhecidas mais de uma centena de aminoácidos, somente vinte são empregados, ou seja, utilizados na produção das diferentes moléculas proteicas presentes nos diversos seres vivos. Estudos efetuados na década de 1960 permitiram determinar o caráter universal do código genético, os quais concluíram que, com algumas exceções, há 64 códons, trincas de nucleotídios empregados no comando da síntese de proteínas por todos os seres vivos. Essa utilização dos mesmos códons é dita universalidade do código genético. A perda de um só nucleotídio ou a substituição de um nucleotídio por outro pode alterar o aminoácido presente em uma cadeia polipeptídica. Sabendo que cada trinca de nucleotídio codifica um só aminoácido, a relação entre o número de nucleotídios de um RNAm (a) e o número de aminoácidos da proteína formada (b) é igual a 3.