Criar 5 perguntas do texto a seguir, e colocar as respostas.
Destruição da natureza
A quantidadfavor e de populações selvagens desabou em mais de dois terços em menos de 50 anos, segundo um relatório produzido pelo grupo ambientalista WWF.
O relatório diz que esse "declínio catastrófico" não dá sinais de desaceleração.
E também alerta para o fato de que a natureza está sendo destruída por humanos em um ritmo nunca visto antes.
A natureza selvagem está em "queda livre" na medida em que queimamos florestas, pescamos em demasiado nos oceanos e destruímos redutos de vida selvagem, segundo Tanya Steele, executiva da WWF.
"Nós estamos destruindo o nosso mundo o único lugar que chamamos de lar arriscando nossa saúde, nossa segurança e nossa sobrevivência aqui na Terra. Agora a natureza está nos mandando uma mensagem desesperada de SOS e estamos ficando sem tempo."
O que esses números significam?
O relatório analisou várias espécies diferentes de vida selvagem que são monitoradas por cientistas em habitats no mundo todo.
Os pesquisadores detectaram uma queda média de 68% em 20 mil populações de mamíferos, pássaros, anfíbios, répteis e peixes desde 1970.
A queda é um sinal claro do estrago causado pela atividade humana na natureza, segundo Andrew Terry, que é diretor de conservação da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) entidade que levantou os dados.
"Se nada mudar, as populações continuarão caindo sem dúvida, levando a vida selvagem à extinção e ameaçando a integridade dos ecossistemas dos quais dependemos", disse ele.
O relatório afirma que a pandemia de covid-19 é um lembrete potente de como a natureza e a humanidade estão interligados.
Fatores que levam ao surgimento de pandemias como perda de habitat e comercialização de animais selvagens também estão entre as causas na redução dramática da vida selvagem.
Novos modelos sugerem que é possível impedir e até reverter a perda de habitats e o desmatamento, se for feito um esforço urgente de conservação, com mudanças na forma como produzimos e consumimos alimentos.
O apresentador de televisão e naturalista britânico David Attenborough acredita que o Antropoceno a era geológica em que a atividade humana passou a ser dominante pode ser o momento em que nós conseguiremos alcançar um equilíbrio com o mundo natural, nos tornando condutores do nosso planeta.
"Para fazer isso, serão necessárias mudanças sistêmicas em como produzimos alimento, criamos energia, administramos nossos oceanos e usamos materiais", diz ele.
"Mas acima de tudo será necessário haver uma mudança de perspectiva. Uma mudança de encararmos a natureza não como algo opcional ou 'legal de se ter', mas sim como nosso maior aliado em restaurar o equilíbrio do nosso mundo."
Respostas
Olá a segui elaborei as 5 perguntas diante do texto 'Destruição da natureza'.
1. Na sua opinião como você descreveria o "declínio catastrófico" citado no texto? Resposta pessoal.
- Eu defino como catástrofe todo acontecimento desastroso de grandes proporções, no caso do texto esses acontecimento desastroso esta se referindo a natureza, o meio geográfico, o lugar onde vivemos.
2. De acordo com o texto, quantos por cento foi a queda media da populações mamíferos, pássaros, anfíbios, répteis e peixes desde 1970?
- 68% em 20 mil populações.
3. O que você considera importante para mudar a situação mundial do meio ambiente?
- se for feito um esforço urgente de conservação, com mudanças na forma como produzimos e consumimos alimentos. Uma mudança de perspectiva. Uma mudança de encararmos a natureza não como algo opcional ou 'legal de se ter', mas sim como nosso maior aliado em restaurar o equilíbrio do nosso mundo."
4. Com base no texto complete:
a) "Nós estamos destruindo o nosso mundo o único lugar que chamamos de lar arriscando nossa saúde, nossa e nossa sobrevivência aqui na . Agora a está nos mandando uma mensagem desesperada de SOS e estamos ficando sem ."
A alternativa que melhor completa o trecho e:
a) Terra, segurança, tempo, natureza e tempo.
b) Segurança, Terra, natureza e tempo.
c) Segurança, natureza, tempo e Terra.
d)Tempo, natureza, tempo e Terra.
- Letra B)
5. Andrew Terry, que é diretor de conservação da:
- Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês)
Espero ter ajudado bons estudos!!