1) Canudos foi uma guerra que marcou o início da Republica. Explique o motivo da guerra entre os camponeses nordestinos contra o exercito.
2) Descreva o como era a comunidade de canudos e como eles viviam.
Respostas
Ambas as questões trabalham a região e a guerra de Canudos. Vamos entender melhor o que foi esse marco na história e literatura brasileira:
1. A guerra teve seu início em 1896, e pautou-se no conflito entre Antônio Conselheiro, membro da igreja católica do Arraial de Canudos, interior da Bahia, e o exército brasileiro - além das milhares de pessoas que viviam ali na comunidade criada por Conselheiro. Instaurada entre a queda da monarquia e a ascensão da república, a comunidade de Canudos era vista pelo governo brasileiro como uma afronta ao regime da época. O vilarejo foi atacado por causa da insistência de velhos fazendeiros latifundiários e autoridades locais, que estavam insatisfeitas com a autonomia do arraial perante as autoridades da época. Conselheiro e seus pupilos bateram de frente com os latifundiários que pediam sua saída do local, bateram de frente com o exército e não desistiram. Foram duramente exterminados, e o Arraial foi incendiado, como forma de mostrar o poder do exército e do Estado brasileiro.
2. A comunidade era pautada na religião católica e na divisão das terras e das tarefas. As terras eram comunais, de todos, e os grupos carentes viviam em harmonia, plantando, colhendo, vivendo em uma comunidade autônoma para fugir da seca, da pobreza e da negligencia que o nordeste vivia (e ainda vive).
Vale lembrar que toda a história de Canudos foi alagada para a formação de um açude, chamado de Açude de Cocorobó, construído em 1996.
Saiba mais sobre a Guerra de Canudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/4566178
Espero ter ajudado!
1)
A guerra de Canudos marcou o início da República e final da Monarquia. Canudos era uma comunidade no interior da Bahia, onde não havia condições de sobrevivência do povo, por conta, da insuficiência do governo da época.
Nesse momento chega a figura de Antônio Conselheiro que era um católico fervoroso com princípios da era patrística do cristianismo. Conselheiro virou um grande líder do povo de Canudos, e isso incomodou o governo da Bahia, pois estavam organizando revoltas para reivindicar direitos fundamentais, como o direito a terra, alimentos e atenção das autoridades.
A partir de 1896, Canudos organizou 25.000 pessoas para derrubar a república. A consequência desse ato, foi uma das maiores guerras que o Brasil já enfrentou, acabando com a destruição total de Canudos em 1897. E o líder Antônio Conselheiro morto.
2) A comunidade Canudos vivia praticamente da terra, quase sem recursos para o desenvolvimento da comunidade. Não existia iniciativa privada, eles dividiam tarefas e bens entre eles. O que sobrava era vendido em cidades maiores ou trocados por outros recursos.
Te convido a aprender mais sobre isso:
brainly.com.br/tarefa/4566178
Bons estudos!