5. Movimento dos astros como a Terra, a Lua e o Sol, pode haver um alinhamento em determinado tempo.
6. Qual o resultado da influência da Lua e do Sol, sobre a Terra?
7. Trajetória do nosso planeta ao redor do Sol, dando uma volta completa num período de 365 dias, 5 horas e 48 minutos.
8. Dia específico do ano em que os raios solares atingem um dos hemisférios com maior intensidade. No Hemisfério Norte em 21 de junho, no Hemisfério Sul do dia 21 de dezembro.
9. Acontece no momento em que os raios solares atingem a superfície terrestre de forma perpendicular à Linha do Equador. Durante esse período a luz e calor na superfície terrestre se dá de forma igual nos dois hemisférios.
10. Resultado do movimento da Lua em sua órbita ao redor da Terra, num período aproximado de 28 dias.
11. Fenômeno das marés associado a ventos fortes e grande agitação das ondas, podendo provocar prejuízo na orla próxima a praia.
12. Terceira fase do satélite natural da Terra. Ocorre quando o Sol ilumina apenas a metade desse satélite
Respostas
Resposta:
5- O movimento de translação da Lua é de aproximadamente 29,5 dias, e nos permite observar as fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta. Durante a fase Cheia acontece o alinhamento Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos as belas noites de Lua Cheia.
O eclipse da Lua acontece sempre durante a Lua Cheia, pois é nessa fase que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua.
6- Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. No caso do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o Sol e Terra. Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.
7- A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.
8- Quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, ocorre o solstício de verão. O solstício de verão é caracterizado por ter os dias mais longos do que as noites. Já quando a incidência solar é menor em um dos hemisférios, ocorre o solstício de inverno. No solstício de inverno, as noites são mais longas do que os dias.
9- Nos dias 21 de março e 23 de setembro (início da primavera ou outono nos hemisférios), o planeta passa a receber raios solares de forma perpendicular na Linha do Equador. Com isso, dias e noites passam a ter praticamente a mesma duração.
10- O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.
11- Ressaca é um fenômeno até certo ponto comum no litoral brasileiro e caracterizado pelo movimento rápido e violento de ondas em regiões costeiras, provocando uma grande elevação da superfície do mar. Três processos físicos são responsáveis pela formação de ressacas: empilhamento pelo vento, onda e maré
12- O Sol ilumina a metade da esfera lunar e, daqui da Terra, vemos apenas a metade da porção iluminada pelo Sol, isto é, 1/4 da Lua. A fase de Lua Nova é quando a sua face iluminada está do lado oposto à Terra.
Explicação: